Página inicial

Notícia > Estadual

  • 16.04.2015 - 10:12

    MEC indica projeto da Paraíba como modelo para Guatemala


     O projeto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvido na Paraíba recebeu a indicação do Ministério da Educação (Mec) pelo sucesso e pelos bons resultados no Estado, como modelo a ser implantado na Guatemala. Para isso, uma equipe de quatro educadores, membros do Comité Nacional de Alfabetización (Conalfa) estão em missão para firmar um acordo de cooperação entre o País e o Brasil, envolvendo a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que vai coordenar os trabalhos no sentido de promover a formação dos professores gualtemaltecos e elaborar o material didático.

     
    A indicação pelo Mec  é resultado do sucesso do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA),  que atualmente abrange 203 municípios e já atendeu a 163.357 pessoas entre 2011 e 2013, reduzindo de 21,9% para 17,3% o índice de analfabetismo no Estado. A estrutura do projeto desenvolvido na Paraíba foi apresentada ao grupo de professores da Guatemala em reunião realizada na SEE, na última terça-feira (14). Na segunda-feira (13), a equipe foi recebida na UFPB. Além da Paraíba, o Pará foi o outro Estado indicado no País.
     
    Estiveram presentes à reunião o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, a secretária executiva de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, a gerente executiva da EJA, Maria Oliveira, o coordenador da Cátedra da Unesco, Timothy Denis, e representantes da UFPB.
     
    O secretário Aléssio Trindade destacou importantes parcerias que deverão ser realizadas para aprimorar o método de identificação do jovem e do adulto que não foi alfabetizado, encaminhando-o para a EJA e possibilitando a continuidade da educação e profissionalização por meio dos programas Pronatec, Mulheres Mil, Empreender PB entre outros.
     
    A secretária Roziane Marinho apresentou algumas novidades que serão implementadas com o Programa de Enfretamento ao Analfabetismo, como o acompanhamento das turmas por meio do sistema de gestão da SEE.
     
    A equipe da Guatemala segue com a missão, visitando experiências de alfabetização de Jovens e Adultos em salas de aula juntamente com a equipe da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da SEE. Nesta quarta-feira (14) a equipe visitou salas de alfabetização que funcionam em espaços alternativos no município de Santa Rita.