Página inicial

Notícia > Educação

  • 16.11.2012 - 06:04

    Margareth Diniz toma posse nesta 6a. como reitora da UFPB


    A professora Margareth Diniz assume oficialmente nesta sexta-feira (16) o cargo de reitora da Universidade Federal da Paraíba. A solenidade está marca para esta sexta-feira (16), às 19h30, na Sala de Concerto Radegundis Feitosa no Campus I. A cerimônia será presidida pelo professor Rômulo Polari ex-reitor da instituição.

     

    Eleita em junho deste ano para um mandato de quatro anos, a professora Margareth Diniz receberá o cargo do professor Rômulo Polari, que comandou a UFPB durante dois mandatos, tendo como vice-reitora a professora Yara Campos Matos. O novo vice-reitor, professor Eduardo Ramalho Rabenhorst, será empossado pela reitora em janeiro.

     

    A cerimônia será tradicional. Primeiro é lido o ato de posse da reitora, assinado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A solenidade tem início com o cerimonial realizando a trasladação das tradicionais roupas do protocolo acadêmico as vestes talares: a beca reitoral, a samarra e o capelo.

    As origens dessas vestes remontam ao cerimonial multissecular da Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares.

    Depois da trasladação das vestes, Rômulo Polari transmitirá o cargo para Margareth Diniz, passando a esta a presidência da mesa. Margareth receberá, então, o colar reitoral, símbolo da união das diferentes unidades universitárias na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade.

     

    A reitora

     

    Com um curriculum acadêmico (lattes) composto por mais de 40 páginas, a professora doutora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, nasceu em Sousa (PB), é graduada em Farmácia e Medicina, especialista em Toxicologia Animal, Mestre e Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). Atual Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde já exerceu a Diretoria Técnica.

     

    É ainda pesquisadora permanente do Programa em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e do CNPq. Contabiliza no Diretório de Pesquisa de Grupos no Brasil, na página do CNPq, 81 produções bibliográficas, 10 produções técnicas e 52 orientações concluídas. É detentora da Medalha do Mérito Farmacêutico concedida pelo Conselho Federal de Farmácia.

     

    Integra grupos de pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos da UFPB (Pesquisadora); GEFAO: Grupo de Estudos em Fitoterapia Aplicada a Odontologia – UFPB (Pesquisadora); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) – UFRJ (Pesquisadora); Investigação dos efeitos genotóxicos, citotóxicos, citoprotetores de produtos naturais e sintéticos frente a células procarióticas e eucarióticas – UFPB (líder); Núcleo de Assistência Farmacêutica – Farmacoterapia e Biofarmácia – UFPB (Pesquisadora); Plantas Medicinais e Tóxicas – UFPB (líder); e Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos – UFPB (Pesquisadora).

     

     

     

    Fonte: Agência de notícia da UFPB