Página inicial

Notícia > Mundo

  • 08.09.2015 - 08:40

    Maduro fecha mais uma fronteira com a Colômbia


    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta segunda-feira (7) o fechamento da passagem fronteiriça de Paraguachón, entre o estado venezuelano de Zulia e o departamento colombiano da Camponesa, para avançar na luta contra o contrabando e a violência, além de ter decretado estado de exceção em três municípios.

    "Decidi, depois de um diagnóstico preciso, pelo fechamento da passagem fronteiriça de Paraguachón, no estado de Zulia, para continuar avançando no combate aos crimes de paramilitares e contrabandistas", anunciou Maduro.

    O presidente informou sobre esta nova medida durante um Conselho de Ministros no palácio presidencial, no qual também assinalou que ordenou a mobilização de 3 mil soldados na região "para defender o povo de Zulia".

    Essa medida é anunciada 20 dias depois do fechamento da passagem fronteiriça de Táchira, onde o estado de exceção está em vigor desde 21 de agosto, com as mesmas justificativas: combater o contrabando e a violência gerada pelo paramilitarismo.

    O presidente venezuelano informou que os municípios que estarão submetidos ao estado de exceção a partir de amanhã são Guajira, Mara e Almirante Padilla e que também serão implementadas medidas especiais de restrição de passagem sobre o rio Limón.

    O anúncio de Maduro foi feito depois que o mesmo notificou ter aceitado a mediação de Brasil e Argentina no conflito fronteiriço com a Colômbia e que propôs um encontro com o líder deste país, Juan Manuel Santos, "amanhã mesmo".

    Leia mais em: http://zip.net/bmrYsK