Página inicial

Notícia > Saúde

  • 26.06.2016 - 12:42

    Kefir: beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo...


    Kefir é uma bebida fermentada, produzida a partir de microrganismos vivos, assim com o yacult e o iogurte, com a diferença de que não são comercializados, e sim disponibilizados pessoa a pessoa, através de amostras.Seu nome varia de acordo com o lugar; na América Latina se chama Tibicos ( no México essa bebida e outras fermentadas são muito utilizadas); na Europa, chamam cristais japoneses; na Ásia e África, Kefir. Podem ser colocados no leite, onde fermentam a lactose ouna água com açúcar, onde fermentam a glicose.O açúcar deve ser o mascavo, por conter menos impurezas e conter mais nutrientes ( principalmente minerais) já que é menos processado.

    O uso do Kefir como alimento pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de:

    asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, diversos eczemas.
    uso do Kefir como alimento pode também trazer benefícios e auxílio para: Regular pressão sanguínea Sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças. Regular o açúcar no sangue melhorando o diabetes. Reduzir o processo de envelhecimento. Possui Kefiran um anti-cancerígeno. Beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso. Kefir é um alimento probiótico.

    Os Benefícios

    É um alimento facilmente digerível e uma rica fonte de proteínas e cálcio, que pode ser incluído na dieta diária de qualquer pessoa. Em linhas gerais promove uma purificação orgânica que auxilia a saúde e conseqüentemente a longevidade.Kefir também é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves. Quando se têm afecções crônicas, deve-se beber kefir pela manhã, ao meio dia e à noite, ½ litro por vez. Digestivo, dificilmente produz intolerância ou efeitos colaterais. A ingestão diária de 1 litro de kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:

    * Distúrbios nervosos (ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica) * Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios * Alergias (em caso de erupções cutâneas, a ingestão de ½ litro por dia basta e recomenda-se o uso externo, friccionando o kefir nas áreas afetadas e deixando secar na pele) * Escleroses * Reumatismo e L.E.R. (lesões por esforços repetitivos) * Tumores * Problemas cardiovasculares (infarte e arteriosclerose) * Problemas de vesícula * Disfunções hepáticas * Problemas renais e icterícia * Doenças do estômago: gastrite, úlceras, regulariza a digestão * Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas. * Problemas de sangue: anemia, leucemia * Problemas de pele: dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes * Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos * Excesso de peso: acentua amplamente a assimilação de nutrientes e equilibra de maneira geral as funções do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nos lanches entre as refeições, substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. No entanto não é recomendada a associação simultânea de kefir com jejum e para os que gostam de jejuar, o uso nestes dias pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra-indicada.

    Além disso...O kefir previne a prisão de ventre, regularizando o processo digestivo, restaurando a microflora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. O kefir de água, após 12 horas de fermentação, produz efeito laxante e com 40 horas atua como normalizador. Quando fermentado por mais de 48 horas ele não deve ser ingerido.
    A preparação do kefirO kefir pode ser preparado com água ou leite (vegetal ou animal). Deve ter-se, no entanto, em conta que o kefir de água não contém a mesma microflora do Kefir Real feito com leite, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.Preparação do Kefir em água- Num recipiente de boca larga de vidro, transparente e incolor, coloca um litro de água mineral à temperatura ambiente; - Adiciona duas colheres de sopa de açúcar mascavado e mexe bem - utiliza apenas colheres de plástico!; - Coloca os grãos de kefir;- Deixa fermentar 24 horas (ou durante o tempo necessário para o efeito pretendido);- Coa através de uma peneira fina para não perder os pequenos grãos que se vão formando - não espremas esses grãos!; - Está pronto a beber, findas as 24 horas. Se preferires, podes conservar no frigorífico até 5 dias, e ires ingerindo conforme prefiras. - Reutiliza os grãos que ficaram na peneira com a nova dose de água e açúcar mascavado puro.- Não tapes o recipiente (os grãos de kefir estão vivos e formam gases na água) – coloca um tecido de tule (ou um tecido perfurado) ou papel-de-cozinha preso com elástico na boca do vidro para protecção contra insectos e impurezas

    Observações:-

    O açúcar mascavado é húmido e, se não conservado adequadamente, poderá conter fungos que “matarão” o kefir e prejudicarão a saúde. O açúcar mascavado deve ser puro – sem misturas, e dentro do prazo de validade. Não uses açúcar mascavado que está no açucareiro há muito tempo. O açúcar mascavado deve armazenar-se numa embalagem hermeticamente fechada. - É normal os grãos boiarem devido ao gás que se forma.- A cor acastanhada dos grãos deve-se à cor do açúcar mascavado.- Na preparação do kefir, a higiene é fundamental.- Reserva os utensílios que usaste na preparação do kefir apenas para essa finalidade.

    Preparação do Kefir em leite vegetal-

    Num recipiente de boca larga, de vidro transparente e incolor, com capacidade para ½ litro, coloca 200ml (1 copo) de leite de soja (ou outro à tua escolha) à temperatura ambiente - nunca enchas até cima, deixa pelo menos 1/3 do frasco com espaço para o ar;- Adiciona ao leite uma colher (de sopa rasa - aproximadamente 20 gramas) de grãos de kefir (usa uma colher de plástico);- Não vedes o recipiente (o kefir está vivo e formam-se gases no leite) – cobre com tecido poroso, ou com um guardanapo (limpo e passado), prende-o com um elástico na boca do vidro para protecção contra insectos e impurezas;- Deixa fermentar entre 12 a 24 horas (conforme o clima da região, e o efeito pretendido) - em lugares muito quentes o kefir fermentará muito mais rapidamente;- Mexe suavemente com a colher de plástico para homogeneizar e ser mais fácil de coar; - Ao coar usa um coador de plástico com malha muito fina (não apertes ou espremas os grãozinhos - quando estão novos são muito pequenos);- Toma a bebida como refresco nas próximas 24 horas, se ficar fora do frigorífico. Podes deixar o preparado no frigorífico durante 5 dias - com o passar dos dias vai ficando mais ácido;- Reutiliza os grãos (o conteúdo que ficou no coador) com uma nova dose de leite;- Podes, ainda, bater o líquido (sem os grãos!!!) no liquidificador com as frutas que preferires: morangos, bananas, etc. Se quiseres deixá-lo mais suave, acrescenta leite. Se pretenderes usufruir das suas propriedades terapêuticas, utiliza-o somente em receitas frias, pois as altas temperaturas matam as bactérias benéficas, pelo que se perdem as suas propriedades terapêuticas;- Não deixes o frasco com os grãos de kefir exposto ao sol. Guarda-o num armário da cozinha e longe de qualquer produto químico;- NUNCA LAVES OS GRÃOS!!! Lava apenas o frasco, quando fizeres as trocas de leite. E não uses sabão ou detergente, apenas água.

    Receita de kefir de leite de soja (pode ser substituído por outro leite vegetal)Ingredientes:250ml de leite de soja fresco – caseiro de preferência!1 colher de sopa de sumo de limão (ou qualquer sumo de citrinos – laranja, toranja, lima, etc)2 colheres de sopa de grãos de kefir1 jarro de vidro de 500 ml com tampa perfuradaPreparação:Junta o leite de soja, o sumo de citrinos, e os grãos de kefir no jarro de vidro. Coloca a tampa ou um pano fino poroso, preso com um elástico e deixa por 24 horas. Após esse tempo, coa o kefir de soja numa peneira não metálica. Depois, lava o jarro com água e repete o processo para a tua próxima remessa de kefir. Observações:- Quando preparares o kefir com leite de soja, vais observar que em determinado ponto os grãos de kefir poderão parar de crescer, ou fá-lo-ão mais lentamente – não estranhes, é natural que tal aconteça. - Não uses leite fora do prazo ou de fraca qualidade – assim, o teu kefir morrerá e fará mal à saúde. - Se recebeste uma colónia nova, esta passará por um período de adaptação ao novo ambiente. Deves proceder a trocas frequentes de leite, conforme explicado na preparação; mesmo que a fermentação, nos primeiros dias não seja aparente, as bactérias benéficas e os fermentos estarão presentes no leite coado que pode ser consumido normalmente!.Não te esqueças que nos grãos existe vida (bactérias e fermentos), e não adianta a impaciência e a ansiedade! Eles reagirão e multiplicar-se-ão a seu tempo, conforme a natureza os criou! O crescimento e multiplicação dos grãos de kefir de leite são muito lentos

    A multiplicação dos grãos

    A multiplicação dos grãos do kefir de leite é extremamente lenta, e depende muito de vários factores, como idade da colónia, a temperatura, o tipo e a qualidade do leite utilizado, a frequência das trocas, etc... Geralmente, em condições óptimas, o crescimento dos grãos duplica - em quantidade - após 30 dias. NUNCA DEITES FORA OS TEUS GRÃOS DE KEFIR!No caso dos grãos não estarem a fermentar ou não se multiplicarem, podes experimentar mudar a marca ou o tipo de leite, ou apenas alterar o local onde guardaste o recipiente. Por exemplo, nos dias mais frios os grãos entram num estado de latência.Quando é que o kefir “morreu”?Quando o kefir apresentar um desagradável odor, semelhante a algo apodrecido, e quando já não ocorrer a fermentação, os grãos estão em processo de putrefacção e não devem ser consumidos. Podes tentar recuperá-los fazendo trocas de leite (ou água com açúcar mascavado), uma vez por dia, durante uma semana. Se continuar o cheiro, então deves deitá-los fora.

    Eu lavo o kefir todos os dias, o que Você me diz, devo ou não lavá-los?

    tenho a perder com isso?

    Nancy - Não há necessidade em lavá-los todos os dias.Eu lavo porque sou muito fresca e fico com nojo de tomar sabendo que não foram lavados! Mas isso é coisa minha!Não chega a perder em nutrientes ou benefícios.No caso do Kefir Real (leite), notei que eles se reproduzem um pouco mais rápido quando não são lavados a cada troca.Um outro aspecto é o sabor menos ácido. Eu lavo e deixo de molho em água mineral por uns 30 minutos todos os dias e isso ajuda a não ficar tão azedo.O importante é encontrar a maneira que mais lhe agradar e incluir Kefir na sua dieta diária.

    Posso comer os grânulos?

    Existe alguma contra indicação ou coisa parecida?alguém já comeu?

    É melhor ou pior para alguma coisa a mais? A pergunta se refere aos dois tipos, kefir água e leite.E com relação a beber mais de 1 litro por dia, ruim? bom? tanto faz? Nancy - Quanto a comer os grânulos, os povos antigos das montanhas do Cáucaso, ingeriam os grânulos além do iogurte e percebeu-se uma longevidade com boa qualidade de vida,ou seja, é muito bom engolir os grânulos. Isso recompõem a flora intestinal, aumenta o sistema imunológico e isso se reflete em mais saúde.Quanto a quantidade: o recomendado para início de tratamento é beber 1 litro de Kefir por dia.Se faz mal beber mais? Kefir age de maneira diferente de pessoa para pessoa.Observe os sinais que seu corpo dá e experimente aumentar gradativamente.Bom senso é fundamental! Mais importante que aumentar a quantidade de Kefir ingerido é incluir Kefir na sua dieta diária e não parar.O uso constante trará benefícios ao longo do tempo e isso se reverterá em uma vida saudável!



    Estou iniciando no consumo do kefir, fiquei sabendo que dá para ingerir, só queria saber qual a quantidade certa, e o que pode acontecer em caso de super dosagem. Nancy - Como todo e qualquer alimento, quando Você come demais pode fazer mal ou ter uma reação alérgica a um dos nutrientes.Bom senso é fundamental e temos que lembrar que o Kefir não é nenhum remédio milagroso que promete a cura de todos os males.Cada pessoa é única e seu organismo reage de maneira única ao que ela come e vivência.Kefir promove uma desintoxicação no seu organismo e isso se reflete em bem-estar.Já li que em algumas pessoas, ingerir uma quantidade acima de 1 litro por dia faz aparecer pequenas espinhas e abcessos.Ingerir os grânulos de Kefir vai ajudar a recuperar a flora intestinal e aumentar seu sistema imunológico.Quanto a quantidade, Você vai observar qual a quantidade ideal para o seu organismo, ok?Eu engulo 1 colher de sobremesa dia, sem mastigar e junto com o suco fermentado por 24 horas.

    Kefir ajuda a Emagrecer?

    Nancy - Se Você bebe Kefir pelo simples fato de querer emagrecer, pode se decepcionar.Kefir age como um desintoxicante e faz com que seu intestino funcione todos os dias, mas sem causar diarréia. Se seu intestino funciona todos os dias, Você elimina as toxinas do seu organismo e isso faz com que aconteça uma melhor absorção dos nutrientes que Você come e tudo melhora: pele, cabelos, unhas, bom humor, sono, disposição e Quanto mais tempo Você consumir, mais benefícios irá perceber ao longo do tempo.A proporção que eu uso é:- 01 litro de água mineral ou filtrada- 03 a 04 colheres de Kefir- 02 colheres de mascavoDeixe fermentar por 24 horas, coe e tome o suco fermentado 30 minutos antes das refeições e logo após também, se Você deixar fermentar por 24 horas, sobrará pouca sacarose na água e evitara de engordar com o açúcar mascavo, ok?Não necessariamente precisa guardar o vidro com Kefir na geladeira, pode deixar fora, em ambiente fresco, com pouca luz do sol e protegido de insetos.Uma dica: guarde o açúcar mascavo em um pote plástico bem fechado, com a data de validade escrita e mantenha na geladeira, pois o mascavo não tem conservantes químicos e pode estragar com mais facilidade e isso faz com que os grânulos morram.

    Muitos grãos com menos água tem problema?

    Pela proporção que Você usa, minha água fica com gosto de nada (ou de água choca), mas se deixo o dobro da dose aí ele fica com gosto de avinagrado, eu gosto com pouco mascavo (e tá dobrando muito de tamanho).Misturei com suco de caju a água fermentada pus na geladeira. O gosto ficou meia boca, e ficou com um cheiro horroroso! E era só a água, sem kefir, isso é normal? Fiz algo errado? Posso deixar a água fermentada fora da geladeira ou não devo? Nancy - Você deve observar os sinais que seu corpo indica, se com essa proporção Você esta percebendo que funciona melhor, ótimo!Em algumas pessoas, muitos grânulos e pouca água, prendem o intestino.

    O importante é Você encontrar uma maneira de incluir Kefir na sua dieta diária, de uma maneira que lhe traga bem estar e saúde e principalmente, que não enjoe em beber.O suco fermentado pode ficar fora da geladeira por 2 dias ou até 5 dias na geladeira.Claro que o melhor é consumi-lo sempre recém coado para que seus nutrientes estejam frescos.Talvez o suco de caju contenha alguma nódoa e pode ter sido isso que não deu muito certo.De preferencia a frutas acidas e adocicadas, com mais suco do que polpa, ficam melhores com Kefir.

    Quanto tempo é necessário para que o kefir de leite fique pronto para o consumo?

    Tem algum problema consumir os dois tipos, porque o de água eu tomo em jejum todos os dias, então em seguida posso tomar o de leite? Nancy - Existem indicações para o tempo de fermentação:12 horas = laxante suave, sem causar cólica ou diarréia24 horas = regula o funcionamento do intestino 36 a 40 horas = prende o intestinoVocê pode tampar ou não e isso depende do seu paladar, se quiser um iogurte mais gasoso, feche bem, se cobrir com um pano e prender com elástico, vai ter um iogurte menos gasoso. Isso não afeta a saúde dos grânulos e nem os nutrientes probióticos.Você pode usar os dois tipos de Kefir sem problemas, algumas pessoas relatam uma "queimação" ao beber Kefir água com mascavo, em jejum. Se Você não sente nenhum incômodo, continue intercalando o uso. É bom que não enjoa, né?! E o de leite Você pode variar bastante!

    Percebi que em 48 hs de fermentação os grãos aumentaram muito e alguns, estão boiando, isso é normal? Nancy - Quanto mais tempo deixar fermentando, mais eles irão aumentar. E mais acido também.

    Recebi o kefir como cogumelo do sol é a mesma coisa? Estou tomando e senti muita diferença, principalmente no funcionamento do meu intestino e na minha fome. Mas tenho visto muita coisa sobre kefir de leite, como faço para transformá-lo? A quantidade que estou tomando é um copo em jejum e não tomo durante o dia, poderia passá-los para uma garrafa tipo pet e tomar mais durante o dia? Quais seriam os benefícios? E o de leite? Nancy - Existe o Cogumelo do Sol que é usado para fins medicinais, esse é cultivado em estufas, geralmente é desidratado e tomado como chá.Algumas pessoas erroneamente chamam Kefir de Cogumelo do Sol.Kefir ou Tibicos ou Cogumelo Chinês e vários outros nomes, é cultivado em água e mascavo, fermentado, coado e bebe-se o suco fermentado.São completamente diferentes na aparência: Kefir são grânulos soltos, levemente transparentes, parecidos com pequenos cristais.Cogumelo do Sol geralmente é comercializado em forma de um pó seco e escuro, que deve ser colocado na água quente ou em forma de capsulas.Existem dois tipos de grânulos de Kefir, esse da foto é o Kefir Real, cultivado no leite de origem animal ou vegetal.Você pode adaptar o Kefir água para Kefir leite, os benefícios são parecidos! Aconselho Você a conseguir doação de grânulos de Kefir Real pois o resultado final é bem melhor que o adaptado.A quantidade indicada para inicio de tratamento é 01 litro por dia, nos dois tipos de Kefir.Você pode aumentar a quantidade ingerida, sem problemas.De preferência a vidros ou vasilhames esmaltados (Ágata) que não são porosos como o plástico ou madeira.A proporção indicada é:01 litro de água mineral ou filtrada02 colheres de mascavo03 a 04 colheres de KefirLeite:01 litro de leite puro02 a 03 colheres de Kefir Real

    Curiosidades: -

    O kefir a muito tempo é consumido no Cáucaso uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, que inclui a cordilheira do Cáucaso e as planícies adjacentes. Esta região marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia, fazendo com que alguns dos países do Cáucaso sejam considerados nações transcontinentais, como a Geórgia e o Azerbaijão, cujos territórios dividem-se em uma porção geograficamente européia e outra asiática.- Guarde o açúcar mascavo na geladeira em um pote fechado, pois o mesmo não contém conservantes químicos e é muito úmido, com isso o açúcar mascavo estraga facilmente fora da geladeira. Ao azedar o açúcar mascavo poderá danificar suas colônias de kefir, então é muito importante que o mesmo fique armazenado na geladeira!- Do que se alimentam os grãos de kefir? Sacarose, Frutose ou Lactose.- (ProBiótico) [pro=a favor de, biotic=vida] = promove vida ao invés de Antibiótico - [anti=contra, biotic=vida] = contra-vida. O termo "Probiótico" refere-se a organismos e a produtos de cultura que contribuem para um aumento ou estabilização da microflora intestinal, assim beneficiando o anfitrião, protegendo-o contra doenças e melhorando a sua nutrição. (http://100comidasucosnaturais.blogspot.com.br/)