Página inicial

Notícia > Política

  • 15.11.2017 - 05:30

    João Azevedo prevê fim dos efeitos da estiagem na Paraíba


    O secretário de Recurso Hídricos e Tecnologia, João Azevedo, pré-candidato do PSB à sucessão do governador Ricardo Coutinho previu nesta quarta-feira (14), que a Paraíba ficará livres dos efeitos da estiagem em três anos e meio e que, com a construção da TransParaíba  - Adutora do Curimataú, cuja ordem de serviço foi assinada hoje,  uma das regiões que mais sofrem com os efeitos da seca ficará livre do problema. “É a maior obra hídrica do Estado a ser construída com recursos próprios. Mais de R$ 200 mi serão investidos”, destacou Azevedo.

    De acordo com o secretário, a empresa que ganhou a licitação deve iniciar a obra imediatamente. Todo o material para a execução dos trabalhos já foi adquirido pelo estado. “Só em canos que serão usados na tubulação o governo investiu R$ 113 milhões” revelou. 

    Ainda segundo João Azevedo, a adutora vai garantir a estabilidade hídrica de 19 municípios do Curimataú. “Vão ser beneficiados cerca de 180 mil pessoas”.

    O secretário disse que para a obra funcionar a contento será construída uma grande estação de tratamento no açude de Boqueirão para aproveitar as águas do Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco. “Serão tratados 540 litros de água por segundo”. João Azevedo disse ainda que a partir do ano que vem, o estado devem iniciar as obras dos ramais para levar água as cidade do entorno. “As águas da transposição vão chegar até a cidade de Araruna, a mais de 180 km de distância”, garantiu ao lembrar que a engenharia e a tecnologia são capazes disso hoje.
       
    Para assinar a ordem de serviço, o governador Ricardo Coutinho juntamente com o secretário João Azevedo visita sete dos 19 municípios beneficiados pela adutora: Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho.

     A Caravana do Curimataú teve início na manhã desta terça-feira à cidade de. A última cidade a receber a caravana será Frei Martinho às 20h30.

    O sistema adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da TransParaíba. Esse segmento apresenta uma extensão de mais de 350 km e ao longo de sua extensão serão construídas 21 estações de bombeamento.