Página inicial

Notícia > Estadual

  • 16.04.2015 - 06:58

    Janduhy intermedia reunião entre construtores e superintendente da CEF


     O deputado Janduhy Carneiro (PTN), se reuniu na tarde desta terça-feira (14), com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), em João Pessoa, Celizo Bezerra Filho e construtores parceiros do programa “Minha Casa, Minha Vida”, para discutir as novas normativas do órgão.

     

    O parlamentar solicitou a disponibilização da infraestrutura necessária que, de acordo com os empresários da construção civil, cabe ao setor público e não ao privado executar, como é o caso da exigência para a construção de casas em locais que possuam Posto de Saúde e linha de ônibus.

     

    Na reunião de hoje, intermediada pelo deputado Janduhy, os construtores lamentaram que essas normativas tenham sido exigidas após investimento realizado e início das obras, muitos deles, inclusive, já concluíram as construções, porém, tiveram a reprovação da Caixa Econômica para iniciar as vendas, devido a localização.

     

    Os construtores pediram ao superintendente um prazo para adequação dos projetos às novas normas de construção.

     

    Ainda de acordo com os cerca de vinte empresários presentes, do dia pra noite a Gerência Executiva de Habitação (GIHAB), gerenciada na Paraíba por Roberto Ramos Vilela, passou a reprovar as construções com a alegação de que os bairros periféricos não dispõem de infraestrutura e acessibilidade.

     

    “Sabemos que diversos bairros da Capital, como é o caso de uma parte do Bessa, ainda não possuem tais condições, imaginem os bairros periféricos onde o valor do terreno é compatível com os valores financiados”, destacou um construtor.

     

    Outra reclamação dos presentes na reunião foi a de que engenheiros da Caixa Econômica Federal fiscalizam e aprovam imóveis, no mesmo bairro nas mesmas condições e outro vem e reprova o imóvel vizinho. Há, portanto, informações de que as obras do programa estão paralisadas em todo o estado da Paraíba.

     

    Após ouvir as explanações, Celizo Bezerra Filho informou que irá analisar com cautela as reprovações realizadas pela Gerência Executiva de Habitação, reunir o setor de engenharia, uniformizar os procedimentos, passar para os gerentes as novas orientações para que no prazo de trinta dias possa voltar a receber os construtores.