Página inicial

Notícia >

  • 25.08.2010 - 07:09

    INSS inicia nesta quarta-feira o pagamento da primeira parcela do 13º salário


    Ao todo, 23,6 milhões de beneficiários começam a receber gratificação

    iG São Paulo

    Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário para 23,6 milhões de beneficiários. Nesta quarta-feira, recebem os que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 1. Os pagamento ocorrem até 8 de setembro.

    A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de R$ 9 bilhões nos meses de agosto e setembro. Além disso, o INSS vai pagar a folha de agosto dos 27,5 milhões de beneficiário, que significa outros R$ 20 bilhões a mais na economia.

    Segundo a Previdência, o extrato mensal de pagamento está disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet. Quem recebe pelos bancos do Brasil, Mercantil e Bradesco pode imprimir o documento nos terminais de atendimento automático. Já os beneficiários que recebem pelos outros bancos, terão o serviço disponível somente a partir da folha de setembro.

    O desconto do Imposto de Renda (IR) informado no contracheque deste mês refere-se apenas ao valor do benefício mensal. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina.

    A primeira vez em que o INSS pagou antecipadamente os aposentados foi em 2006. O pagamento fez parte de acordo entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas e durava cinco anos. A continuidade dessa política será decidida pelo próximo governo, informou o Ministério da Previdência.

    Por lei, quem tem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não têm direito ao 13º salário.