Página inicial

Notícia > Política

  • 20.12.2018 - 08:12

    Incêndio de quiosques: vereadora se coloca à disposição para acionar Energisa na Justiça


    A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) recebeu nesta quarta-feira (19), na Câmara Municipal, uma comitiva de representantes de donos de quiosques de João Pessoa e vai colocar o seu gabinete à disposição para ingressar com ação na Justiça contra a Energisa, por causa dos prejuízos causados pelo incêndio no quiosque Rey do Cabo Branco, ocorrido no último dia 12 de dezembro, na orla de João Pessoa. O proprietário, Kauê Yago, perdeu tudo no incêndio.

    "Vamos colocar toda a assessoria jurídica do nosso gabinete, coordenada pelo advogado Marcos Camelo, à disposição, para que o proprietário Kauê seja ressarcido não só dos danos, mas também tem trabalhadores sem receber salário desde que o estabelecimento foi incendiado por culpa da Energisa", disse Raíssa Lacerda.

    Os donos dos quiosques integram a Associação dos Micro Empresários da Orla Marítima (AMEOMAR), presidida por Adilson Machado, que está ajudando na articulação com a vereadora Raíssa Lacerda.

    O proprietário do Rey do Cabo Branco, Kauê Yago, afirma que eles têm provas da responsabilidade da concessionária, como protocolos junto à Energisa com reclamações sobre oscilação de energia na data do incêndio, relatos de que a fiação da Energisa estava comprometida e análise da perícia que esteve no local. 

    A vereadora Raíssa Lacerda destacou o fato da Energisa ter trocado a fiação pouco tempo após o incêndio.

    "Trinta minutos depois do incêndio fizeram troca de toda a fiação e o advogado da Energisa entrou em contato com o advogado deles para fazer um acordo para pagar só a parte material, mas eu acho que nesse caso, por meio da Justiça, a Energisa tem que ser acionada para ressarcir a perda em sua totalidade, inclusive ressarcimentos trabalhistas, porque os trabalhadores estão prejudicados também", afirmou Raíssa.

    Kauê Yago disse que o quiosque é seu sustento e de mais cinco funcionários, que ficaram prejudicados. "A gente tem protocolos das ligações feitas até à meia-noite anterior do fogo, o transformador que fica na mesma rua do quiosque pegou fogo antes mesmo que o próprio quiosque e, após o desligamento da energia do quiosque, depois do incêndio, vieram três caminhões da Energisa e trocaram o conector negativo, onde ocasionou o incêndio, antes até da perícia, eles chegaram lá, ainda estava saindo fumaça, retiraram conector, retiraram tudo", relatou Kauê. De acordo com os comerciantes, a perícia teria confirmado que houve carga elétrica.

    Outro proprietário de quiosque que também passou pela mesma situação este ano, o estabelecimento pegou fogo, também vai ingressar na Justiça contra a Energisa. Paulo Giovanny Vasconcelos perdeu seu quiosque em maio deste ano. "Nós estamos lá desde 1988, meu quiosque também foi incendiado este ano por uma falha da Energisa", disse Paulo. Seu quiosque, localizado há cem metros do Busto de Tamandaré, é o Cabo Bier, antigo Paraibar. (Assessoria)