Página inicial

Notícia > Municipal

  • 11.10.2014 - 05:35

    II Encontro de Saúde Mental e Educação reúne profissionais


     Aconteceu durante toda a manhã de sexta-feira (10), na Associação Comercial e Industrial de Patos, localizada no Centro, o II Encontro de Saúde Mental e Educação, evento alusivo ao Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado neste mesmo dia. O tema do encontro foi: Dia Mundial da Saúde, Sem Educação Não Dá!

    O momento serviu para que os setores envolvidos trocassem experiências e conhecessem melhor os serviços oferecidos pelos profissionais de cada um. Também houve um espaço de diálogo voltado para o cotidiano escolar e família dos adolescentes que possuem limitações e, quais cuidados devem receber, tendo em vista suas necessidades. Na oportunidade, também foi feita uma homenagem aos professores do município, com várias dinâmicas envolvendo os participantes.

    Na oportunidade, a coordenadora do programa de Saúde Mental do município, Poliana Xavier, fez uma explanação sobre a parceria desenvolvida entre Saúde e Educação, enfatizando o trabalho já realizado no município e afirmando que novos projetos serão desenvolvidos envolvendo os dois setores. Ela também lembrou que o evento colocou em pauta os casos de crianças que necessitam de cuidados nas escolas, e que o CAPSi está pronto para recebê-las, mas ressaltou que muitos casos não são passíveis de intervenção do serviço, e por isso deve haver um diálogo constante entre professores e profissionais de saúde.

    A secretária de Saúde, Ilanna Motta, parabenizou a realização do evento e reforçou o compromisso da gestão em melhorar os serviços voltados para a saúde mental, citando como bom exemplo o CAPSi, que já vem realizando um bom trabalho junto às crianças e adolescentes de Patos e região.

    Josilene Araújo, coordenadora do CAPSi, colocou que os temas abordados foram cuidadosamente escolhidos para que tanto os profissionais de saúde, como os professores, tivessem uma interação maior em torno da discussão do tema da saúde mental.

    Participaram do evento, a Secretaria Municipal de Saúde através do programa de Saúde Mental, CAPS Infantil, DGAs, PSE/PROVAB, NASFs e Secretaria Municipal de Educação por meio Setor Psicossocial.