Página inicial

Notícia > Estadual

  • 12.08.2015 - 17:55

    Governo reúne agricultores em jornada de inclusão


     Agricultores familiares de municípios da região de Campina Grande participarão, nesta sexta-feira (14), da 3ª Jornada de Inclusão Produtiva, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em Massaranduba, numa ação concentrada e articulada de governos estadual, municipal e federal, que visa aproximação dos agricultores familiares a projetos de financiamento de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização e de crédito rural, como também discutir a convivência com o Semiárido.

    O evento acontecerá no Parque do Povão, a partir das 8h, com espaço de atendimento direto aos agricultores familiares, de formação através de palestras, e ambiente de mostra tecnológica com produtos da agricultura familiar e parceiros do município. Também haverá distribuição de mudas frutíferas e sementes com os agricultores familiares presentes. Durante o evento, todos tomarão conhecimento sobre estratégias de convivência com o Semiárido, com foco na potencialidade e problemas no meio rural.

    Os agricultores também tomarão conhecimento do funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), sobre cadastro ambiental rural, desenvolvimento de tecnologia, pesquisas e utilização de energia solar, apoio na elaboração de projetos técnicos, entre outras ações, por meio da constituição de grupo técnico que proporcione o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento do Semiárido paraibano.

    Na ocasião, técnicos estarão disponíveis para falar da importância de silagem e fenação destinadas à alimentação do rebanho em época de estiagem, como também da construção de barragens subterrâneas, além de abordarem o acesso a projetos de financiamentos diversos, orientações sobre comercialização, aquisição de terras e documentação.

    Nestas jornadas estão integrados diversos parceiros que sintetizam o trabalho do Governo do Estado em favor da agricultura familiar, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os bancos do Nordeste e do Brasil, Defesa Agropecuária, Cooperar, Empasa, UFPB, UEPB, IFPB, INSS, Sebrae, Senar, prefeituras municipais, Sudema, Fetag, Incra, Agevisa, Orçamento Democrático, sindicatos e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis.