Página inicial

Notícia > Municipal

  • 01.04.2014 - 05:43

    Gestantes recebem atenção especial em Patos


     Buscando cada vez mais investir na atenção voltada às mulheres gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), vem promovendo toda 4ª semana de cada mês, o encontro do grupo de gestantes, uma iniciativa que possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, como forma de promover a compreensão do processo de gestação.


    Neste espaço, as participantes têm a oportunidade entrar em contato com informações sobre as diferentes vivências entre as mulheres e os profissionais de saúde. 


    Semana passada, as dez unidades de saúde que compõem o DGA 4, atendido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 4), receberam o serviço do grupo de gestantes, promovido pela equipe multiprofissional do NASF 4. Os bairros compreendidos pelo DGA 4, são: Santo Antônio, Monte Castelo, Jatobá, Mutirão e Alto da Tubiba.


    “Conseguimos reunir muitas gestantes, e com isso estamos tendo a oportunidade de complementar o trabalho que já é realizado nas unidades básicas de saúde com o atendimento de pré-natal. Neste grupo tratamos de todos os ciclos da gestação, do 1º ao 9º mês. As temáticas escolhidas são pensadas para contribuir com o trabalho do pré-natal nas UBS”, explica a coordenadora do NASF 4, Séfora Vasconcelos.


    A orientação é para que as gestantes procurem os agentes de saúde de suas áreas para marcar o dia e o local onde acontecerão os próximos encontros.  

    As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes podem abordar temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, entre outros.