Página inicial

Notícia > Mundo

  • 11.09.2015 - 13:09

    Genética desvenda origem do povo basco


     A análise de material genético encontrado em restos mortais antigos pode ter resolvido um dos mais enigmáticos quebra-cabeças da Europa: a origem dos bascos.

    A linguagem e as características genéticas particulares do povo basco no norte da Espanha e no sul da França intrigou antropólogos por décadas. Uma teoria postulava que eles descenderiam de uma mistura de caçadores pré-agrícolas.

    Atualmente um estudo publicado no jornal científico PNAS sugere que eles descendem de antigos fazendeiros que se misturaram com caçadores locais antes de se isolarem por cerca de um milênio.

    Os bascos possuem uma língua única - euskara - que não tem relação com nenhuma outra na Europa ou no mundo.

    Habitantes de uma região montanhosa da Europa atlântica, eles também apresentam padrões genéticos distintos em relação a seus vizinhos na França e na Espanha.

    Por essa razão, acreditava-se que eles seriam descendentes de um grupo humano mais antigo.

    Mattias Jakobsson da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisou genomas de oito esqueletos humanos da idade da pedra da região de El Portalón, em Atapuerca, norte da Espanha.

    Esses indivíduos viveram entre 3.500 e 5.500 anos atrás, após a transição para a agricultura no sudoeste da Europa.

    Os resultados mostram que esses antigos fazendeiros ibéricos são os ancestrais mais próximos dos bascos de hoje.

    Para o oeste

    Comparações com outros antigos fazendeiros europeus mostram que a agricultura foi trazida para a península ibérica pelos mesmos grupos de imigrantes que a introduziram no norte e no centro da Europa. Esses pioneiros se expandiram do Oriente Médio, atravessando a Europa sete mil anos atrás, inaugurando o período conhecido como Neolítico.

    Uma vez que os fazendeiros se assentaram, eles se misturaram com caçadores-coletores - os descendentes das pessoas que viveram na Europa durante o último período glacial.

    Os indivíduos de El Portalón tinham mais ancestrais caçadores-coletores do que fazendeiro pioneiros da Alemanha, Hungria e Espanha que viveram milhares de anos antes.

    O novo estudo também de alguma forma explica diferenças entre os bascos e seus vizinhos na França e na Espanha.

    Depois da miscigenação inicial entre fazendeiros e caçadores, os ancestrais dos bascos se isolaram dos outros grupos que os rodeavam - possivelmente devido a uma combinação de geografia e cultura.

    "É difícil especular, mas temos trabalhado com historiadores bascos e está claro pelo registro histórico que aquela área era muito difícil de se conquistar", afirmou Jakobsson à BBC News

    Leia mais em: http://zip.net/bjrYSV