Página inicial

Notícia > Mundo

  • 15.11.2014 - 05:38

    EUA anunciam reforma de arsenal e infraestrutura nuclear


     Washington, 14 nov (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira um plano multimilionário para reparar o arsenal e a infraestrutura nuclear do país com caráter de urgência devido a sua deterioração pela passagem do tempo.

    O secretário de Defesa, Chuck Hagel, anunciou o plano durante uma entrevista coletiva no Pentágono e sustentou que o objetivo é garantir a "efetividade" do arsenal nuclear do país.

    "Em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear", destacou Hagel.

    O secretário de Defesa ordenou em fevereiro passado a revisão do arsenal nuclear, cuja conclusão foi que são necessárias "mudanças significativas" para abordar "problemas sistêmicos que poderiam solapar sua segurança e eficácia no futuro", segundo detalhou hoje o Pentágono.

    As duas revisões realizadas, uma externa e outra interna, identificaram mais de cem recomendações para melhorar o arsenal e a infraestrutura nuclear.

    Nem o Pentágono nem Hagel detalharam o orçamento necessário para realizar essa reforma, mas sim asseguram que serão precisos bilhões de dólares.

    "Enquanto tivermos armas nucleares, elas devem ser seguras e efetivas", assinalou Hagel, acrescentando que o financiamento necessário para esta reforma será detalhado no projeto de orçamento do próximo ano.