Página inicial

Notícia > Mundo

  • 29.09.2016 - 18:20

    Estudantes preservam ecossistema com ostras em NY


     Lembra das aulas de biologia na escola, em uma sala de aula decorando os diversos nomes e funcionalidades de diversas partes do corpo humano, animal e vegetal? Muitas vezes me perguntei como eu utilizaria toda aquela preciosa informação na minha vida. Estudantes da New York Harbor School têm a oportunidade de entender, na prática, a importância de tanto conhecimento.

    Muitas das lições de matemática, educação cívica e ciências são ensinadas em cima de um barco, no principal rio de Nova York. A ideia é educar líderes e desenvolver habilidades competitivas por meio do mergulho.

    Recentemente fecharam parceria com o projeto “Um bilhão de ostras”, uma organização que coleta conchas de ostras de restaurantes locais e constroem recifes, que cria o ambiente ideal para a procriação de novas ostras. Os recifes e a presença de ostras é muito importante para o ambiente aquático pois ajudam na filtragem da água (o que torna o ambiente mais propício para a biodiversidade).

    O alto consumo de ostras tem ameaçado a espécie, tão fundamental para a vida aquática e terrestre, nas últimas décadas. O projeto e a escola estão trabalhando em parceria para reverter essa situação o mais rápido possível.

    Em seu currículo escolar está presente criação de peixes, operação de navios, biologia marinha, mergulho profissional e “engenharia do oceano”. Segundo Pete Malinowski, responsável pelo projeto “Um bilhão de Ostras”, o plano de aula quer aplicar habilidades de resolver problemas e outras habilidades do século 21. 

    Por /
    Em Ambiente