Página inicial

Notícia > Ciências

  • 13.11.2013 - 09:37

    \'Enxame de estrelas\' revela dados sobre novos planetas


     Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) capturaram a melhor imagem já obtida das nuvens situadas em torno do enxame estelar NGC 3572. Os cientistas se surpreenderam ao descobrir que a formação estelar nesse aglomerado perdura há mais de 10-20 milhões de anos, sugerindo que o processo de formação planetária pode ocorrer em escalas de tempos muito mais longas do que o que se pensava anteriormente.

     

    A imagem mostra como as nuvens de gás e poeira estão sendo esculpidas pela radiação em formas que se assemelham a bolhas, arcos e estruturas estranhas - colunas escuras conhecidas como trombas de elefante - pelos ventos estelares originados pelo conjunto de estrelas quentes jovens. As estrelas mais brilhantes do enxame são muito mais pesadas do que o Sol e terminarão a suas curtas vidas em explosões de supernovas. O percurso de vida de uma estrela é determinado em grande parte pela sua massa, por isso um determinado enxame conterá estrelas em várias fases das suas vidas.

    \"Impressão
    Água encontrada em asteroide indica existência de exoplanetas habitáveis
    Foto: Mark A. Garlick, space-art.co.uk, Universidade de Warwick e Universidade de Cambridge / Divulgação

     

    As nuvens de gás brilhante e o enxame de estrelas que as acompanha são o assunto dessa fotografia obtida com o instrumento Wide Field Imager, montado em um telescópio de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla, no Chile. Essas estrelas brilham intensamente e emitem poderosos ventos estelares que tendem a dispersar o gás e a poeira que ainda restam na sua região circundante. Na parte inferior da imagem pode ver-se um grande pedaço da nuvem molecular que deu origem a estas estrelas. 

     

    Uma estranha estrutura que pode ser vista ligeiramente acima do centro da imagem: uma nebulosa muito pequenina em forma de anel. Os astrônomos ainda não sabem ao certo qual a origem desta curiosa estrutura, mas pensam que se trata do resto denso da nuvem molecular que formou o enxame, talvez uma bolha criada em torno de uma estrela quente muito brilhante. Alguns autores pensam que pode ser um tipo de nebulosa planetária - os restos de uma estrela moribunda - com uma forma incomum.

     

    Imagem de grande angular mostra a zona do céu em torno do enxame estelar NGC 3572 e as suas nuvens de gás associadas