Página inicial

Notícia > Política

  • 25.09.2018 - 06:37

    Em solenidade prestigiada, jurista e escritor Cleanto Gomes recebe Medalha Epitácio Pessoa


    Numa solenidade das mais prestigiadas, o jurista, pesquisador e escritor Cleanto Gomes Pereira foi agraciado com a Medalha Epitácio Pessoa na último dia 21 pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi do deputado Aníbal Marcolino, que teve seu requerimento subscrito por todos os parlamentares do legislativo paraibano."É um prazer e um orgulho para esta Casa homenagear um cidadão com uma larga folha de serviço prestado ao nosso Estado", destacou Aníbal. Cleanto, por sua vez, agradeceu o que classificou de ‘momento especial em minha vida‘.  

    Resultado de imagem para cleanto gomes na ALPB

    A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (21), uma Sessão Solene para entregar a Medalha Epitácio Pessoa ao jurista e escritor Cleanto Gomes Pereira. A propositura, de autoria do deputado Aníbal Marcolino, teve objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados pelo homenageado durante a trajetória profissional no estado. 

    Resultado de imagem para cleanto gomes na ALPB

    De acordo com parlamentar, a sessão representou o reconhecimento pela atuação jurídica e valorização da história e cultura paraibana na produção literária de Cleanto Gomes. “É uma ocasião de grande importância, pois é um cidadão que tem larga folha de serviços prestados em diversos cargos que passou pela vida pública. Então, essa Casa tem o maior prazer e orgulho de ter lhe conferido essa medalha”, afirmou.

    210918 - Medalha de Epitácio Pessoa a Cleanto Gomes - ©nyll pereira - 13O homenageado agradeceu aos deputados da Assembleia que aprovaram por unanimidade a concessão da mais alta honraria do Poder Legislativo paraibano, fazendo uma retrospectiva da trajetória de mais de 40 anos na advocacia. “Eu considero esse momento especial na minha vida porque representa uma espécie de tributo da Paraíba a minha dedicação às Letras, tanto da parte cultural quanto da parte advocatícia. Atuei na advocacia pública e privada e, como escritor, leguei uma obra que, posso dizer sem imodéstia, trata de um histórico cultural muito importante para a Paraíba”, concluiu.

    Perfil

    Natural de João Pessoa, Cleanto Gomes Pereira nasceu em 1954 e graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1977. Foi procurador jurídico e presidente do antigo Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep), e procurador-chefe da assessoria jurídica da Fundação Cultura José Lins do Rego (Funesc).

    É advogado militante, tendo sido conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) e membro do Tribunal de Ética. Autor do livro “Minhas Admirações”, Cleanto Gomes escreve regularmente para os jornais “Contraponto” e “Correio da Paraíba”, além de integrar a Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ).

    Também participaram da Sessão Solene o diretor da Associação dos Procuradores da Paraíba, Afrânio Bezerra; o desembargador federal Ridalvo Costa; o presidente da APLJ, Ricardo Bezerra; o membro da APLJ, Felizardo Jansen; o subprocurador-geral de Justiça da Paraíba, Alcides de Moura Jansen; e a representante da Defensoria Pública Geral da Paraíba, Maria de Lourdes, além de amigos e familiares do homenageado.