Página inicial

Notícia > Municipal

  • 09.10.2014 - 06:19

    Em Patos, governo e município debatem sobre Plano Piloto


     Por meio de uma iniciativa conjunta entre Ministério da Saúde e Secretaria Nacional de Juventude, representantes dessas duas esferas estiveram na manhã desta quarta-feira (08), reunidos com representantes da Secretaria de Saúde do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde, traçando estratégias de implementação de um Plano Piloto na cidade de Patos. O encontro aconteceu no auditório do SAMU, localizado no bairro São Sebastião.

     


    Inicialmente foram colocados aspectos referentes ao Plano Piloto, que vai envolver ações dentro do programas governamentais das Academias de Saúde e Juventude Viva.


    Segundo Fábio Carvalho, representante do Programa de Academias de Saúde, o plano pretende trabalhar questões que envolvem o combate ao racismo e à violência contra o jovem negro. “Para que seja implantado estamos buscando pactuações junto aos estados e municípios na tentativa de construirmos esse projeto e, a partir daí, podermos avançar nessa proposta. Essa articulação envolvendo Saúde, Juventude, Educação, entre outros setores, se torna um grande desafio para a administração pública, porém, acreditamos que essa construção de forma coletiva seja possível”, explicou.


    A cidade de Patos faz parte dos 142 municípios que aderiram ao Plano Juventude Viva e, possui três pólos de Academias de Saúde concluídos. “Observando alguns aspectos na cidade de Patos, tivemos essa primeira pactuação, onde posteriormente existe a previsão de oferecermos um curso de formação para esses trabalhadores da Atenção Básica, visando a implementação do plano piloto. Esse plano desenvolverá ações envolvendo o programa de Academias de Saúde e o Plano Juventude Viva”, acrescentou Fábio Carvalho.


    Educadores físicos que atuam na Atenção Básica do município, através das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), apresentaram um vídeo mostrando como funciona a assistência dada à população nos três pólos de Academias de Saúde que já foram implementados, e enfatizaram os equipamentos que foram instalados em mais sete praças da cidade, por meio de investimento da gestão, que está buscando estimular a prática da socialização e das atividades físicas na população.


    A coordenadora da Atenção Básica – Sandra de Lurdes, destacou que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outras instâncias da gestão, a exemplo da Secretaria de Juventude, vai colaborar com a implementação do Plano Piloto, tendo em vista que o município já dispõe de equipamentos que abrigam as ações propostas.


    Marcelo Lima - Secretário executivo de Juventude, enfatizou a adesão do município ao Plano Juventude Viva, e se comprometeu a se engajar nessa ação inter setorial para implementação do Plano Piloto voltados aos jovens, principalmente o jovem negro.


    Suzany Silva – Secretaria Nacional de Juventude Articuladora Regional do Plano Juventude Viva, informou que o Plano Piloto, visa sobretudo, oportunizar que a cultura da paz seja discutida junto ao esporte, lazer e cultura, promovendo a questão da saúde de forma mais abrangente e contemplando a diversidade da juventude.


    No turno da tarde, os mesmos representantes dessa primeira reunião visitaram os três pólos de Academias de Saúde de Patos e ainda a sede do Plano Juventude Viva, para observarem como as ações do Plano Piloto podem ser adequadas. Já na manhã desta quinta-feira (07), os envolvidos voltarão a se encontrar no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde para dar continuidade ao planejamento das ações.