Página inicial

Notícia > Saúde

  • 21.05.2015 - 06:00

    Drenagem linfática auxilia no tratamento da má circulação


     

    Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida por volta dos anos 30 com o objetivo de tratar doenças crônicas das vias respiratórias superiores.

    A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos.

    Assim como a circulação sanguínea, a circulação linfática precisa de uma harmonia para poder exercer sua função. Na circulação sanguínea, o sangue circula livremente irrigando tecidos e vísceras, e quando tem alguma interrupção nos vasos (entupimentos por gorduras acumuladas nas paredes dos vasos sanguíneos) a circulação é prejudicada gerando uma série de complicações, como por exemplo, o infarto.

    A circulação linfática caminha paralelamente aos vasos sanguíneos, servindo como um coletor das impurezas do sangue, tendo como sua função a eliminação das toxinas liberadas pelo organismo auxiliando o corpo na formação das fezes e urina.

    Quando esse sistema falha, os gânglios linfáticos ou linfonodos (responsáveis pelo armazenamento e distribuição da linfa), que funcionam como ductos coletores dessas substâncias tóxicas, "infartam" prejudicando a circulação normal da linfa, impedindo que o corpo excrete principalmente o líquido orgânico ruim, isso é responsável por inchaços e edemas generalizados (anasarca).

    Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.

    A drenagem linfática é um tratamento através de massagens específicas com óleos essenciais, usado principalmente como auxiliar na redução de medidas do corpo, como por exemplo da cintura. Auxilia também tratamentos para má circulação sanguínea, pós-parto, tensão pré-menstrual e pós-operatório. A sessão de drenagem pode ser realizada com mãos ou aparelhos específicos e duram em torno de 50 minutos.

    Drenagem linfática e tratamento de celulite

    Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Eles estimulam a regeneração dos tecidos tendo aplicação no tratamento de celulite pela eliminação de líquidos.

    A drenagem linfática tem ação relaxante e tranquilizante e também pode melhorar o sistema imunológico ao estimular a produção de linfócitos na zona cortical dos gânglios linfáticos.

    O objetivo da drenagem linfática é agir como coadjuvante para outros tratamentos, diminuir a retenção de líquidos através da massagem, fazendo com que voltem a circular melhor e como consequência, obter a redução de medidas.

    É recomendada também para pré e pós-cirurgia plástica e revitalização facial, auxilia toda a circulação de retorno do organismo e a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam entre os tecidos. Por isso ela é uma aliada importante em casos de inchaços, edemas, má circulação, problemas no sistema linfático, casos pré e pós cirúrgicos (gerais) e processos de emagrecimento.

    http://www2.uol.com.br/