Página inicial

Notícia > Política

  • 13.08.2018 - 07:03

    DESORDEM NO CENTRO: ambulantes continuarão no Parque Solon de Lucena


    Depois de anunciar, em janeiro deste ano, que retiraria os vendedores ambulantes do entorno do Parque Solon de Lucena (Lagoa) e receber como resposta um protesto que parou o trânsito nas imediações do Paço Municipal, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) voltou atrás e deve apenas ordenar as barracas da área.

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Associação dos Ambulantes da Paraíba estão negociando para que as barracas sejam padronizadas e organizadas de modo a não prejudicar o trânsito de pedestres nas calçadas. A presidente da Associação dos Ambulantes da Paraíba, Márcia Medeiros, explicou que a ideia é que todas as barracas sejam padronizadas no tamanho de 1,30m e sejam organizadas a partir das imediações do Hiper Bompreço até a esquina com a Avenida Desembargador Souto Maior, ponto a partir do qual as barracas seriam retiradas, pois a calçada se torna mais estreita.

    Mesmo com a retirada das barracas neste trecho, Márcia acredita que ainda haverá espaço para todos os comerciantes trabalharem, devido ao tamanho reduzido das barracas. “Hoje sabemos que tem gente que usa três metros, tem gente que usa dois, então se a gente deixar tudo igualzinho e organizado vai caber tudo mundo. Se faltar espaço para alguém, a gente pode virar a esquina e ‘subir’ a outra rua”, disse.

    Márcia afirmou, porém, que a mudança só ocorrerá se a Prefeitura liberar crédito para a compra das novas barracas por meio do Banco Cidadão, ou conseguir parceria com alguma empresa privada que possa fornecer as barracas.

    A solução, no entanto, seria provisória, segundo o secretário da Sedurb, João Furtado. O vendedor Elisardo Severino da Silva, que é ambulante há 30 anos e trabalha no Parque Solon de Lucena há cinco, diz que não concorda com mudanças temporárias. “Até agora não comunicaram nada pra gente, mas só quero sair daqui se tiver um lugar para ficar fixo, sem ficar pra lá e pra cá”, comentou. (blogdopedromarinho)