Página inicial

Notícia > Política

  • 28.05.2016 - 05:33

    Deputado critica situação de caos do Trauminha da Capital


    O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PMDB), criticou, nesta sexta-feira (27), a situação de caos do Hospital Ortotrauma (Trauminha) do bairro de Mangabeira, que pode ser interditado a qualquer momento pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). A Prefeitura de João Pessoa apresentou, nesta semana, um documento relatando o que estaria fazendo para sanar as irregularidades, mas o CRM não ficou satisfeito.

    No último dia 04 de abril o CRM realizou fiscalização no hospital, constatou diversas irregularidades e fixou um prazo de 30 dias para a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) solucionar os problemas. O prazo para respostas da PMJP era inicialmente de 30 dias, foi prorrogado até a última terça-feira (24), quando a Prefeitura apresentou apenas um documento com informações sobre o que estava sendo realizado. “Há uns 15 dias, o Conselho esteve reunido com o prefeito Luciano Cartaxo e o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, que pediram a prorrogação do prazo para apresentação de melhorias no Trauminha”, destacou o diretor de fiscalização do órgão, João Alberto Morais.

    João Alberto Morais lembrou que o Trauminha de Mangabeira recentemente foi vistoriado pelo CRM, que constatou todo tipo de irregularidade e pode ser interditado. “Essa crise na verdade mostra a ineficiência e inexistência de uma política de saúde séria e planejada em nossa cidade”, criticou o diretor de fiscalização.

    Segundo Manoel Junior, o prefeito Cartaxo mostra mais uma vez sua lentidão para a gestão. “É lento no desenvolvimento das obras e no cuidado com a saúde. Infelizmente a saúde e particularmente o Hospital do Trauminha estão numa situação de abandono que beira a irresponsabilidade”, lamentou.

    “Há tempos temos acompanhando a situação de penúria da saúde de João Pessoa, que já teve cinco secretários na atual gestão e o caos continua, com a falta de remédios, equipamentos, desrespeito aos profissionais de saúde. Enfim, precisamos urgentemente de uma ação enérgica dos órgãos de controle e do Ministério da Saúde para por fim ao sofrimento da população da Capital”, acrescentou.

    Manoel Junior, que é médico, ressalta “que em sua gestão terá totais condições de resolver os danos causados a saúde pública da Capital pela má administração de Cartaxo”. (com vanderlanfarias.com.br)