Página inicial

Notícia > Municipal

  • 16.10.2014 - 09:48

    Crianças e adolescentes recebem atendimento de qualidade


     Em quase dois anos da atual gestão a Prefeitura de Patos vem buscando melhorar cada vez mais a qualidade de vida das crianças e adolescentes patoenses, com mais recursos investidos nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer.

    No tocante à Saúde, os serviços são variados e buscam atender os pequeninos em todas as etapas de vida, desde a fase intra-uterina (no pré-natal) até o nascimento, desenvolvimento e crescimento. 

    O Programa Saúde da Criança e do Adolescente funciona com um conjunto das ações básicas de saúde que visam assegurar a integridade na assistência prestada à criança e ao adolescente no seu processo de desenvolvimento e crescimento, reduzindo principalmente a morbimortalidade dos menores de 5 às 18 anos.

    Dentro desse programa, o município oferta o teste do pezinho na UBS Rita Palmeira (Belo Horizonte) e UBS Maria Marques (Jatobá), além de consultas com especialistas nas demais UBS e serviços referenciais, trabalhando em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social com o Bolsa Família. O município também faz parte da Rede Cegonha, no qual trabalha em conjunto com a Maternidade oferecendo o teste do olhinho, do coraçãozinho e do ouvidinho, após as primeiras horas de vida do recém nascido.

    Todas as ações citadas são fortalecidas com o acompanhamento do Programa de Puericultura que é ofertado nas UBS, tendo como propósito acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, a cobertura vacinal, além de estimular a prática do aleitamento materno, orientar a introdução da alimentação complementar e prevenir as doenças que mais frequentemente acometem as crianças no primeiro ano de vida, como a diarréia e as infecções respiratórias.

    Nas escolas, as crianças e adolescentes são acompanhados pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde é feito o acompanhamento das condicionalidades da saúde como peso e vacinação nas UBS e escolas estaduais e municipais. No Centro de especialidades Frei Damião as crianças e adolescentes têm acesso às consultas com especialistas e pediatras.

    O Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) também é outro serviço que assiste crianças e adolescentes em relação à saúde mental. A Pastoral da Criança também é parceira do município na assistência a essa clientela, bem como o CTA/SAE, entre outros, a exemplo do Laboratório Municipal, Farmácia Básica e Popular, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Samu.

    O Calendário de vacinação adotado no município é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.