Página inicial

Notícia > Mundo

  • 01.01.2015 - 07:21

    Corpo com colete salva-vidas levanta questões sobre AirAsia


    Fergus Jensen e Gayatri Suroyo

    Leia mais em: http://zip.net/bqqyL1

     O corpo de uma das vítimas do acidente da AirAsia recuperado nesta quarta-feira (31) estava usando colete salva-vidas, afirmou um membro indonésio da equipe de buscas, levantando novas questões sobre como o desastre aconteceu.

    As equipes de resgate acreditam terem encontrado o avião no fundo do oceano de Bornéu, depois que um sonar detectou um grande e escuro objeto debaixo das águas próximo ao local onde os destroços e corpos foram encontrados na superfície.

    Navios e aviões têm vasculhado o mar de Java em busca do voo QZ8501 desde domingo, quando a aeronave perdeu contato durante mau tempo cerca de 40 minutos depois de decolar da cidade indonésia de Surabaia rumo a Cingapura.

    Sete corpos foram recolhidos do mar, alguns deles completamente vestidos, o que pode indicar que o Airbus A320-200 estava intacto quando atingiu a água. Isso pode sustentar a teoria de que o avião teria tido um problema aerodinâmico.

    Arte UOL

    Mapa mostra área de busca do voo QZ8501 e onde corpos foram avistados

     

    Dois corpos, em caixões enfeitados com flores e marcados com os números 001 e 002, chegaram a Surabaia em um avião da força aérea, como mostraram imagens de TV.

    O fato de uma pessoa estar vestindo colete salva-vidas sugere que aqueles que estavam a bordo tiveram tempo antes de o avião atingir a água ou antes de ele afundar.

    E ainda assim os pilotos não emitiram sinal de socorro. A aeronave desapareceu depois de pedir permissão para voar mais alto, para evitar o mau tempo.

    "Esta manhã, nós recuperamos um total de quatro corpos e um deles estava vestindo um colete salva-vidas", disse à Reuters Tatang Zaenudin, da agência de busca e resgate.

    Ele se recusou a especular a respeito do que a descoberta poderia significar. O presidente-executivo da AirAsia, Tony Fernandes, disse aos repórteres que ainda não havia confirmação da imagem do sonar, nem da informação de um corpo usando o colete salva-vidas.

    Um piloto que trabalha para uma transportadora do golfo disse que o colete salva-vidas indica que o acidente não foi causado por uma "falha catastrófica". Em vez disso, o avião pode ter tido um problema e depois caído, possivelmente porque os instrumentos congelaram e forneceram leituras imprecisas aos pilotos.

    "Havia tempo. Isso significa que o avião não caiu simplesmente do céu", disse o piloto, que não quis se identificar.

    Ele afirmou ainda que poderia demorar alguns minutos para um avião cair de uma altura de 30.000 pés e que os pilotos podem ter vivenciado "visão de túnel ... muito sobrecarregados" para enviar uma mensagem de socorro.

    A maioria de quem estava a bordo era indonésia. Nenhum sobrevivente foi encontrado. (Com agências internacionais)

    Leia mais em: http://zip.net/bqqyL1