Página inicial

Notícia > Saúde

  • 23.06.2016 - 04:55

    Confira os alimentos considerados mais saudáveis do mundo


    Você já ouviu falar no senhor Jerome Irving Rodale? Ele foi o pioneiro da alimentação orgânica nos Estados Unidos, fundando o Instituto Rodale e publicando livros sobre a relação deste tipo de alimentação e a boa saúde. O Sr. Rodale viveu de 1898 a 1971 e pode até não ter sido médico, mas sabia bem como diminuir a necessidade de passar por consultas. Veja a seguir como era  a “dieta Rodale” - uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo:

    Coco


    “Uma ótima fonte de carboidratos e lipídeos, também é uma forma de exercício para os dentes”, além disso, “o coqueiro não precisa de doses pesadas de fertilizantes sintéticos”.

    Como adquirir


    Tanto o coco inteiro quanto seus produtos trazem muitos benefícios. A água de coco é um ótimo hidratante e é rica em sais minerais, como o potássio, sendo muito bem recomendada após fazer exercícios. O óleo do coco tem ganhado fama pelos seus benefícios em todo o nosso organismo: melhora a digestão, ajuda a dissolver pedras nos rins, reduz a pressão arterial, entre muitos outros benefícios (veja mais aqui). Você pode obter o óleo de coco aqui.

    Agrião


    “O agrião nunca cresce com fertilizantes químicos. Ele se desenvolve em água corrente e contém mais ferro que o espinafre”.

    Como adquirir


    Hoje em dia o agrião hidropônico já pode levar fertilizantes químicos, mas essa prática começa a ser evitada com a técnica da aquaponia. A melhor opção é o agrião orgânico, que não usa fertilizantes sintéticos nem agrotóxicos.

    Frutas vermelhas


    Dizem que o Sr. Rodale era um grande apreciador de frutas vermelhas, que são ricas em antocianinas e raramente são cultivadas com algum pesticida.

    Como adquirir
    Você pode encontrá-las na seção de congelados de alguns supermercados, em feiras orgânicas ou, com sorte, em um passeio ecológico.

    Arroz selvagem


    Na verdade, ele queria explicações. Sempre pedia a seus leitores que  enviassem informações sobre o arroz selvagem, pois era fascinado pelo alimento. Hoje sabe-se que se trata de um grão rico em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B.

    Como adquirir
    Tome cuidado com a procedência do arroz selvagem do supermercado, pois algumas marcas produzem híbridos da gramínea, e não o “original”. Pesquise sobre elas antes de comprar.

    Xarope de bordo


    “Eu recomendo fortemente que o açúcar branco seja dispensado e totalmente substituído pelo xarope de bordo”. Veja mais dicas para deixar o açúcar refinado de lado.

    Como adquirir
    O xarope de bordo é mais conhecido pelo seu nome em inglês: maple syrup. Ele é extraído das árvores de bordo, cuja folha é representada na bandeira do Canadá. No Brasil, você pode encontrá-lo em mercearias e supermercados de grandes redes.

    Castanhas e nozes


    As castanhas e nozes sempre foram muito valorizadas pelo Sr. Rodale porque suas árvores crescem em solos muito ricos em nutrientes, passando diversos sais minerais para suas sementes.

    Como adquirir
    Alimentos orgânicos são sempre a melhor opção.

    Cogumelos


    “Os cogumelos devem ser cultivados em uma terra rica em matéria orgânica”, ele dizia, complementando: “e sem nenhum pesticida, porque isto mataria os esporos necessários para o desenvolvimento dos cogumelos”. Além disso, são ricos em ferro e proteínas e estimulam o sistema imune.

    Como adquirir
    Na época em que o Sr, Rodale viveu, não era possível cultivar cogumelos com pesticidas, mas hoje em dia já existem substâncias que matam os insetos sem matar os esporos do cogumelo. Fuja dos pesticidas, prefira os orgânicos.

    Mel


    “O mel possui qualidades semelhantes a hormônios, o que o torna um valioso complemento para a dieta”(esses hormônios a que o Sr. Rodale se referia são os antioxidantes, que, na época, não eram tão estudados como hoje). Conheça mais benefícios do mel aqui.

    Como adquirir
    Quanto mais processado o mel, mais qualidades ele perde. Procure o mel mais próximo do natural possível, sem se esquecer que o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) deve estar na embalagem para garantir a segurança de qualquer produto de origem animal. O mel, por exemplo, pode conter a toxina causadora do botulismo, que até certo limite não nos causa problemas (mesmo assim, nunca dê mel para crianças menores de 1 ano), mas sem a inspeção não há como garantir.

    Algas


    Pois é, desta vez, a explicação não é do Sr. Rodale, pois, naquela época, o motivo pelo qual se acreditava que as algas eram saudáveis era apenas uma teoria, que hoje já se sabe que estava equivocada. Mas não se pode negar que as algas são alimentos realmente muito saudáveis. Com as pesquisas atuais, vemos que são fontes ricas de potássio, iodo e muitos outros nutrientes, além de ajudarem na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele. Saiba mais sobre os tipos de algas e seus benefícios.

    Como adquirir
    Além de escolher qual tipo de alga lhe agrada, preste atenção se não se trata de um produto transgênico.

    Peixe


    “Aqui está um animal que, ao contrário do gado, não come ração produzida com fertilizantes químicos. Ele se alimenta em águas ricas em sais minerais, entre os quais o mais abundante e valioso é o iodo”.

    Como adquirir
    O Sr. Rodale se referia aos peixes retirados do mar, e não de aquicultura. Preste muita atenção na origem do pescado e também na pegada ambiental dele. Verifique se não é a época do defeso, se a espécie não é ameaçada pela sobrepesca e se o pescador possui acordos com instituições de preservação, para evitar as consequências da pesca acidental de espécies que não são destinadas ao consumo, mas também acabam caindo na rede e se machucando. Ah, e não se esqueça dos problemas relacionados aos microplásticos.

    Observação: a lista original também falava sobre carne de caça, porque os animais silvestres comem alimentos que não foram tratados com agrotóxicos e não recebem antibióticos e outras drogas. No Brasil, todos os animais silvestres são protegidos por lei, mas a carne orgânica tem as mesmas vantagens que o Sr. Rodale citava para a caça. De qualquer forma, não entraria para a lista porque hoje em dia já se sabe que não comer carne pode aumentar sua expectativa de vida em até 15%

     

    Adaptado de MNN.