Página inicial

Notícia > Saúde

  • 10.01.2019 - 06:53

    Como reverter a Esteatose Hepática


    Esteatose hepática ocorre quando 5-10% de seu fígado consiste em gordura. A doença pode ter sido trazida através de fontes alcoólicas ou sem álcool, mas de qualquer forma, pode causar sérios problemas de saúde se não tratada. Felizmente, a esteatose hepática é uma condição reversível.

    1. 1

      Perca peso. Se você tem esteatose hepática e está com sobrepeso ou obesidade, a perda de peso gradual pode ajudar a reverter o dano ao seu fígado. [1]

      • A chave encontra-se em perder peso gradualmente. Objetive de 450 a 900 g por semana. Perder mais do que isso pode causar complicações.
      • Estudos sugerem que a perder pelo menos 9% do seu peso ao longo de vários meses pode reverter os efeitos da esteatose hepática. Menos perda de peso que isto pode não reverter o dano, mas ainda vai diminuir o acúmulo de gordura atual e futuro no fígado.
      • Perca peso mantendo uma dieta adequada e ficando fisicamente ativo. Fique longe de suplementos alimentares ou dietas da moda.
       
    2.  
       
      2

      Exercite-se. Ficar fisicamente ativo pode ajudá-lo a perder peso ou manter um peso saudável. O exercício também melhora a circulação, o que melhora a capacidade do seu corpo para dispersar as gorduras por todo o corpo, e também força o corpo a usar carboidratos para energia em vez de convertê-los em gordura adicional.

      • O exercício moderado é ainda melhor do que nada. Se você não está acostumado ao exercício, comece pequeno, comprometendo-se com uma caminhada de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana. Gradualmente aumente essa quantidade até que você esteja andando todos os dias da semana.
      • Exercícios cardiovasculares — atividades que fazem seu coração bombear, como caminhada, ciclismo e natação — são preferidos sobre os exercícios de treinamento de força, que se concentram na construção muscular.
       
    3.  
       
      3

      Limite os açúcares e carboidratos simples. A insulina é um hormônio que armazena gordura, e como resultado, você precisa soltar os níveis de insulina em seu corpo se desejar reverter a esteatose hepática. Açúcares simples e carboidratos refinados aumentam a insulina no seu corpo, então você deve evitá-los. [2]

      • O corpo digere os carboidratos simples rapidamente, e como resultado, você experimenta um pico de açúcar no sangue depois de consumi-los. Carboidratos complexos são mais saudáveis porque demoram mais tempo para o corpo quebrar e não resultam no mesmo tipo de aumento dramático do açúcar no sangue.
      • Em particular, isso inclui alimentos feitos com farinha branca e quantidades elevadas de açúcar. Estes alimentos devem ser evitados por completo, mas você também precisa limitar os carboidratos em geral, mesmo aqueles feitos de grãos integrais.
      • Restrinja o consumo de pão, macarrão, arroz, cereais, bolo, doces e alimentos feitos com farinha de trigo.
         
        4

        Coma mais vegetais. Vegetais oferecem carboidratos complexos saudáveis, em doses menores do que os grãos, tendo pouquíssimo efeito sobre o açúcar no sangue e a insulina. Podem até mesmo ajudar limpar a gordura do fígado e restaurar as capacidades de filtragem do órgão. [3]

        • Você pode comer legumes crus ou cozidos, mas evite a adição de molho para salada ou alimentos similares que podem conter gorduras insalubres.
        • Para um impulso à saúde, pense em beber de dois a três copos de suco vegetal por semana. Cada copo deve ser de 250-300 ml e conter de 90 a 95% de legumes. O resto da bebida deve conter frutas, ao invés de adoçantes artificiais.
        • Frutas frescas também pode ajudar a limpar o fígado, mas você precisa ser cuidadoso ao consumi-las, uma vez que a fruta também contém uma dose maior de açúcar e pode causar problemas de insulina.
         
    4.  
       
      5

      Coma mais proteína. Proteína não tem quaisquer efeitos nocivos sobre seu açúcar no sangue ou os níveis de insulina. Pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue estável. A proteína também reduz a fome, tornando mais fácil para você comer menos e perder peso.

      • Tentar obter sua proteína de fontes saudáveis, incluindo ovos, aves, carnes magras, frutos do mar, nozes, sementes, legumes e laticínios de baixo teor de gordura.
       
    5.  
       
      6

      Consuma gorduras saudáveis. Pensa-se que uma dieta de baixo teor de gordura ajudaria a reverter os efeitos da esteatose hepática, mas isso é só parcialmente verdadeiro. Você deve evitar gorduras insalubres encontradas em "junk foods", como batatas fritas e pizza, mas você precisa incluir gorduras saudáveis em sua dieta, se você quiser que seu corpo seja totalmente nutrido.

      • Procure gorduras saudáveis em fontes de alimentos como frutos do mar, azeite, óleos e manteigas de nozes, nozes cruas, sementes e ovos.
       
    6.  
       
      7

      Ignore o álcool. O álcool é uma das principais causas de esteatose hepática. Mesmo que tenha esteatose hepática não alcoólica, você ainda deve cortar o álcool de sua dieta ou restringi-lo severamente.

      • Álcool provoca inflamação e danifica as células do fígado. Como resultado, o fígado torna-se fraco contra as células de gordura e permite que elas se acumulem.
      • Algumas pesquisas não convencionais realizadas pela faculdade de medicina da Universidade de San Diego-Califórnia sugere que beber um copo de vinho todos os dias pode realmente diminuir e reverter a esteatose não alcoólica. O risco de doença hepáticas posteriores pode ainda ser cortado ao meio. Isso se aplica somente ao vinho, porém não a outros tipos de álcool. Cerveja e outras bebidas alcoólicas aumentam o risco de mais danos ao fígado. [4]
       
    7.  
       
      8

      Evite medicamentos desnecessários. Seu fígado funciona como um filtro. Enquanto muitos medicamentos não têm nenhum impacto no seu fígado, muitos outros podem realmente fazer seu fígado tornar-se enfraquecidos ou danificado. Evitar estes medicamentos pode retardar ou reverter a esteatose hepática.

      • Medicamentos conhecidos por ter um efeito negativo no fígado incluem medicamentos analgésicos (aspirina, paracetamol, ibuprofeno), antibióticos, drogas gastrointestinais, drogas cardiovasculares, agentes hipoglicêmicos, drogas contraceptivas, tratamentos de hormônio sexual, agentes anti-neoplásicos, medicamentos anti-psicóticos, droga anti-epiléptica e medicamentos anti-tuberculose. [5]
       
       
     

     

    2
    Suplementos naturais

    1.  
      1
      Use vitamina E. Tome bastante suplemento de vitamina E em cápsulas para fornecer-lhe 800 IU diariamente.
      • Um estudo realizado no centro médico da Universidade da Virgínia indicou que a vitamina E pode reduzir algumas enzimas hepáticas que comumente acredita-se avançar a esteatose hepática. Pode até mesmo ser capaz de curar algumas cicatrizes do fígado. [6]
       
    2.  
      2
      Tome cápsulas de óleo de peixe. Tome um suplemento de 1.000 mg de ácidos graxos ômega-3 por dia. Esses ácidos graxos podem ser obtidos através de cápsulas de óleo de peixe.
      • O British Medical Journal informou que esta quantidade de gorduras Ômega-3 pode diminuir os marcadores séricos associados aos danos nas células do fígado. Também pode ser capaz de baixar os níveis de triglicérides e de glicose no corpo, diminuindo assim os fatores de risco comumente associados com a esteatose hepática.
       
    3.  
      3
      Experimente cardo de leite. Tome uma cápsula de suplemento de cardo de leite diariamente ou prepare uma xícara de chá usando um saquinho de chá de cardo de leite. Você também pode combinar 10 gotas de extrato de cardo de leite diretamente em um copo de água.
      • Silimarina, que é encontrada no cardo de leite, serve como um antioxidante e anti-inflamatório. Algumas pesquisas sugerem que pode afetar diretamente a função hepática, reduzindo a liberação de citocinas prejudiciais de um fígado inflamado. Como resultado, o fígado pode mais facilmente passar por um processo de cura natural, durante o qual o acúmulo de gordura pode declinar.
       
    4.  
      4
      Aproveite o poder do chá verde. Beba de duas a três xícaras de chá verde diariamente. Se isso não lhe agrada, então tome um suplemento de 600 mg de extrato de chá verde diariamente. [7]
      • Mais precisamente, você pode encontrar suplemento de extrato de chá verde comprando suplementos que contêm catequinas derivadas do chá verde descafeinado.
      • Alguns estudos sugerem que o chá verde e as catequinas derivadas do chá verde pode diminuir a absorção e armazenamento intestinal de gordura. Também podem incentivar a oxidação dos ácidos graxos, ajudando assim seu corpo a utilizar a gordura para obter energia.
       
    5.  
      5
      Tente probióticos. Tome uma cápsula diária de probiótico. Para uma abordagem ainda mais natural, você também pode obter probióticos através de alimentos que contêm bactérias vivas saudáveis. Iogurte, por exemplo, tende a ser elevado em probióticos.
      • Embora ainda não haja nenhuma conclusão firme, algumas pesquisas sugerem que o consumo de bactérias saudáveis pode neutralizar os efeitos de uma dieta desequilibrada ou insalubre. Uma vez que a esteatose hepática pode ser ligada a dietas pouco saudáveis, os probióticos podem ajudar a combater e reverter esta forma de lesão hepática.
       
     

    3
    Tratamentos médicos

    1.  
      1
      Pergunte ao seu médico sobre certos medicamentos para diabetes. Esteatose hepática é muitas vezes ligada ao diabetes, e as primeiras pesquisas sugerem que alguns medicamentos contra diabetes também podem ter um efeito positivo na esteatose hepática. Em particular, observa a metformina, rosiglitazona e pioglitazona.
      • Metformina é um medicamento oral para diabetes que controla os níveis de açúcar no sangue. [8]
      • Rosiglitazona e pioglitazona forçam as células do seu corpo tornarem-se mais sensíveis à insulina que seu corpo produz. Como resultado, seu corpo produz menos insulina e o açúcar no sangue cai. [9][10]
       
    2.  
      2
      Saiba mais sobre o orlistat. Este medicamento é geralmente usado para a perda de peso, mas está sendo investigado também como um tratamento para esteatose hepática. Ele bloqueia a absorção de gordura da sua comida, e consequentemente, menos gordura pode ser absorvida pelo fígado e o resto do seu corpo. [11]
       
    3.  
      3
      Vá ao seu médico para check-ups regulares. Em particular, você deve ver um médico especialista em fígado. Juntos, vocês podem pensar qual tratamento está funcionando para você e o que você precisa evitar.
       
    4.  
      4
      Obtenha tratamento para as condições médicas relacionadas. Pessoas com esteatose hepática não alcoólica muitas vezes têm outros problemas médicos relacionados aos seus níveis de insulina e à quantidade de gordura armazenada em seus corpos. Pergunte ao seu médico se você está em risco para algumas dessas doenças.
      • Doenças comumente associadas à esteatose hepática incluem diabetes, hipertensão e colesterol alto.
       
     

    Avisos

    • O conselho fornecido aqui só deve ser usado como um "primeiro passo". Antes de embarcar em qualquer forma de tratamento, você deve tomar suas preocupações com o seu médico. Sempre trabalhe com o seu médico para determinar o plano de tratamento adequado para você.
    • Tratamentos experimentais não devem ser considerados. Os dados que cercam os efeitos de certas vitaminas e suplementos são ainda limitados, como os dados que cercam o impacto dos medicamentos da diabetes e similares.
    • Se os danos ao seu fígado tornarem-se muito graves, você pode não ser capaz de revertê-los. Um fígado que parou de funcionar em um grau aceitável precisará ser removido e substituído através de um transplante.