Página inicial

Notícia > Política

  • 09.03.2018 - 09:41

    Comissão da Coluna Prestes realiza debates sobre os 92 anos do movimento na Paraíba


     Em comemoração aos 92 anos da passagem da Coluna Prestes na Paraíba, uma Comissão está refazendo os caminhos por onde passou o movimento no Estado, realizando debates, audiências públicas, historiografia e city tour na região do sertão.

    O projeto tem como objetivos apresentar à população a importância do movimento político brasileiro ocorrido no inicio do século passado, bem como,  reconstituir a Trilha da Coluna Prestes na Paraíba com foco nas potencialidades turísticas dos municípios.

    Nos dias 13 e 14 de abril, a Comissão visita os  municípios de Pombal e Coremas, onde realiza audiência pública em sua respectivas Câmaras Municipais.

    Na última sexta-feira (02), a Comissão esteve  no município de Santana dos Garrotes, onde foi realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal, Casa Cel. Francisco Teotônio dos Santos,  com estudantes de Escola Pública,  com os deputados Estaduais Janduy Carneiro e Jeová Campos, com o Chefe de Gabinete do Governador, Nonato Bandeira  e o povo santanense. Em pauta: os objetivos e importância que Carlos Prestes e Miguel Costa fizeram pela redemocratização do povo brasileiro na década de 1920.

    A Comissão esteve ainda no município de Piancó, onde foi realizada uma aula magna, ministrada pelo professor e historiador, José Octávio de Arruda Mello, que discorreu sobre  a principal causa e movimento da Coluna Prestes na cidade de Piancó com os vereadores, professores, alunos daquela localidade.

    A Comissão paraibana é composta pelo Coordenador da Trilha,  Salviano Leite (ativista cultural), João Pinto Neto (Jornalista e Presidente da API), José Octávio de Arruda Melo (Escritor e Professor), João Leite (Músico), Pedro Severino de Sousa (escritor), Messina Palmeira (Jornalista e Presidente da ABRAJET/PB) Jornalistas Rui Galdino, Leila Oliveira e o Multimídia César Nitão.

    O que foi a a Coluna Prestes

    A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Entre 1925 e 1927, seus integrantes percorreram 25 mil quilômetros pelo interior do país lutando por reformas políticas e sociais e combatendo os governos da chamada República Velha.

    Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, a Coluna Prestes passou pelo sertão da Paraíba, nos municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Coremas, Piancó, Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Catingueira, Patos, Emas e Olho D’Água, percorrendo 330km do território paraibano.

    Por Leila Oliveira (do site APIPB)