Página inicial

Notícia > Política

  • 03.01.2019 - 05:59

    Cassação de Berg será decidida pela Câmara Municipal


    A representação parlamentar na Câmara Municipal de Bayeux se reúne nesta quinta-feira (3) para votar o pedido de cassação do mandato do prefeito Berg Lima. A sessão está prevista para começar às 8h30, segundo informou o vereador Rone Alencar (PMN).

    Caso a Câmara casse o mandado do prefeito, a eleição para escolha do substituto será feita de forma indireta, através dos vereadores de Bayeux.

    Berg Lima é acusado de ter contratado veículos irregulares para a prefeitura de Bayeux. Segundo a denúncia feita pelo morador Astero Santos, os automóveis sequer existiam. Ele citou a locação de caminhões que nunca teriam estado na cidade e sequer haviam sido abastecidos mas que custaram cerca de R$ 30 mil aos cofres do município.

    Astero divulgou um vídeo nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (2) onde pede aos vereadores para votar “contra a corrupção e não a favor da corrupção”.

    “Clamo, nobres vereadores. Amanhã é o dia D, D de cassação e não de humilhação, não da continuidade da corrupção”, diz ele no vídeo.

    No dia 20 de dezembro último o relatório que pedia a cassação de Berg, elaborado pelo vereador Rone Alencar, foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão Processante da Câmara.

    O prefeito de Bayeux foi preso no dia 5 de junho depois de ter sido filmado recebendo dinheiro de um empresário de Bayeux para liberar o pagamento de um crédito referente a um contrato celebrado na gestão anterior. O gestor, contudo, alegou que o dinheiro era fruto de um empréstimo. No dia 28 de novembro, depois de quatro meses de prisão, Berg foi solto com a concessão de um habeas corpus, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Já no dia 18 de dezembro, com decisão liminar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Berg conseguiu o direito de assumir a prefeitura, o que se efetivou no dia seguinte. (com parlamentpb)