Página inicial

Notícia > Brasil

  • 12.11.2015 - 05:05

    Brasil é um dos países mais hostis para jovens; diz estudo


     Segundo o estudo Global Index 2015, do instituto francês Youthonomics, o Brasil estáentre os cinco piores países para jovens em ranking sobre as perspectivas econômicas para a população abaixo dos 25 anos de idade.

    A pesquisa organiza 64 países através de 59 indicadores, tudo com dados coletados de organizações como Unesco, Banco Mundial e OCDE.

    Entre os indicadores da pesquisa, o país tem sua pior marca no fator “Perspectivas da Juventude”, que mede as oportunidades econômicas, a representatividade política e os planos de finanças públicas pensadas para jovens. Neste quesito, o Brasil é o penúltimo, perdendo apenas para a Croácia.

    Considerando qualidade de vida atual, o país é o 54º no item “Juventude Hoje”. São levados em conta a educação básica, superior e técnica, acesso a emprego nas idades estudadas, condições de trabalho, bem estar social e saúde. Países como Rússia, em profunda crise, Sri Lanka e Vietnã marcam mais pontos que o Brasil neste quesito.

    O melhor quesito é “Otimismo”. Esse fator leva em conta o que se espera da juventude daqui 10 anos. Justamente pelos fatores desanimadores de agora, aumenta-se a expectativa de que os jovens melhorem de vida.

    Neste quesito, o Brasil é o 32º colocado. O preocupante é que países que integram os cinco piores do ranking geral — são eles Uganda, Mali, África do Sul e Costa do Marfim — estão entre os cinco melhores do ranking quando o assunto é otimismo.

    Os países nórdicos são mais uma vez os destaques. Formam o Top 5 Noruega, Suíça, Dinamarca, Suécia e Holanda. Nas Américas, o melhor é o Canadá, com o 10º lugar. Os latino americanos só aparecem na 24ª posição com o Chile.

    http://www.brasilpost.com.br/