Página inicial

Notícia > Ciências

  • 26.04.2013 - 09:00

    Aparelho e orelha feita de osso devolvem audição a escocês


    Em uma operação pioneira na Grã-Bretanha, um escocês recuperou parte da audição ao ganhar uma nova orelha feita com um pedaço de sua própria costela e um implante auditivo instalado na cabeça.


    Brian Hogg, de 29 anos, recebeu o implante chamado de Bonebridge (ponte de osso, em tradução livre), que consiste de um pequeno aparelho de áudio fixado na cabeça que capta ondas sonoras, amplificadas e transmitidas para o ouvido através dos ossos do crânio.


    O escocês nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, uma doença hereditária que causa, entre outras deformidades, a malformação das orelhas. Para reconstruir a orelha do escocês, os cirurgiões utilizaram um pedaço de sua costela.


    Por ter nascido com a orelha deformada, Brian Hogg não pode usar os aparelhos auditivos convencionais, geralmente fixados ao redor da orelha.


    Qualidade do som

    O cirurgião Alex Bennett, que realizou a operação, disse que o procedimento traz esperança para muitos pacientes que sofrem do mesmo tipo de surdez de Hogg.


    Cirurgião Alex Bennett espera que experiência com Hogg trará esperança para outros pacientes
    Foto: BBCBrasil.com

    "O implante Bonebridge melhora a audição, replicando as ações do tímpano", explicou Bennett.


    Brian diz que desde que o implante foi instalado, em dezembro do ano passado, tem ouvido uma grande variedade de sons.


    "A qualidade do som é muito melhor e posso ouvir barulhos a distância, o que o meu antigo aparelho auditivo não captava".


    O médico holandês Ingeborg Hochmair, que criou o implante, espera que o aparelho melhore a qualidade da vida dos pacientes.


    Ele afirmou que o aparelho é resultado de décadas de pesquisa na área de medicina auditiva.


    Casos médicos: gêmeas siamesas levam vida normal nos EUA