Página inicial

Notícia > Educação

  • 13.02.2016 - 05:55

    Algumas dicas para evitar o sono durante a leitura

    Aumentar fonte Aumentar fonte Diminuir fonte Diminuir fonte

     Muitas vezes, ao ler um livro, sentimos aquela sensação de sono incontrolável. Entretanto, será que o hábito de ler realmente é responsável por desencadear o sono?

    Quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no cérebro, uma substância capaz de inibir o nosso estado de vigília. O acúmulo de adenosina leva àquela vontade irresistível de dormir. Se você optar por realizar leitura à noite, por exemplo, seu corpo terá acumulado uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.

    Outro ponto relacionado com o sono é a produção demelatonina, uma substância produzida pela glândula pineal a partir da serotonina. A secreção de melatonina inicia-se normalmente à noite, mais ou menos duas horas antes do horário que uma pessoa está acostumada a dormir. Essa produção está diretamente relacionada com a baixa luminosidade, sendo assim, quanto mais escuro o ambiente estiver, maior será a sua síntese.

    Como a melatonina é influenciada pela iluminação, se uma pessoa ler um livro em ambientes com pouca luz, ficará sonolenta. É importante destacar que livros digitais, que são lidos em tablets,smartphones e computadores, não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, uma vez que emitem luz, o que impede a produção de melatonina.

    Dessa forma, podemos concluir que não é o livro que causa sono, e sim o estado de cada pessoa e o ambiente e horário em que se inicia a leitura. Portanto, para evitar sonolência, opte por ler durante o dia e em ambientes com iluminação adequada.

    Veja a seguir mais algumas dicas para evitar o sono durante a leitura:

    - Evite ler deitado na cama ou sofá, pois isso pode causar um relaxamento dos músculos e levar à sonolência;

    - Mantenha uma postura adequada durante a leitura;

    - Ao sentir que está com sono, levante-se e, posteriormente, volte à leitura. Lavar o rosto pode ser uma boa saída;

    - Procure ler temas que lhe deem prazer e estimulem seu gosto pela leitura.

    Curiosidade: Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que a leitura de livros digitais durante a noite influencia na qualidade do sono, desencadeando sono menos profundo e cansaço ao amanhecer. Sendo assim, o uso de equipamentos eletrônicos deve ser evitado, principalmente entre os adolescentes que apresentam dificuldade para acordar pela manhã.

    Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Redação