Página inicial

Notícia > Educação

  • 19.04.2016 - 08:52

    A forma correta de espirrar sem contagiar os outros


    Então você esta caminhando pela rua, ouvindo aquela música gostosa nos fones e pensando no que fazer para o jantar. Tudo parece tranquilamente bem, até que a pessoa que caminha na sua frente muda tudo.

    Num movimento rápido e sem anúncios, ela espirra, e você, que está logo atrás, é presenteado com uma névoa de saliva, bactérias e vírus.

    espirro3_sosolteiros

    tecmundo

    O fato é que isso não é apenas anti-higiênico, pode afetar a saúde das outras pessoas, ainda mais agora com o surto da gripe suína (influenza), causada pelo vírus H1N1, que já provocou várias mortes no Brasil.

     

    Por isso, consultamos especialistas para descobrir direitinho o jeito certo de espirrar.

    A etiqueta do espirro

    espirro2_sosolteiros

    Para o infectologista da plataforma DoctoraliaDr. Renato Ferneda de Souza, tomar alguns cuidados no dia a dia e no modo de espirrar, podem evitar com que gotículas de vírus se espalhem no ar com mais facilidade.

    “ O modo mais correto de espirrar seria com a proteção do antebraço. Com isso, evita-se o espalhamento de gotículas com vírus pelo ar ou pelas mãos que os portadores colocarão em portas, maçanetas e locais diversos, permitindo a propagação do vírus em quaisquer locais. ”, aponta.

    Para o Dr. Leonardo Albuquerque, médico clínico do Hospital São Luiz, a maneira certa de espirrar também é a utilização do antebraço para cobrir a boca e evitar o contato com as mãos.

    “Com as mãos você costuma cumprimentar outras pessoas, ou até mesmo encostar em objetos e elas podem transmitir perdigotos, que são micropartículas contaminadas com o vírus.”, afirma.

    espirro_sososlteiros