Página inicial

Notícia > Saúde

  • 22.08.2017 - 06:34

    Saiba como fazer o tratamento para tendinite no ombro


     O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, ironizou o suposto “assédio” do governador Ricardo Coutinho (PSB) ao senador José Maranhão, presidente do PMDB, em busca de apoio para as eleições de 2018. Júnior disse que Maranhão já conhece as investidas do governador e sabe o tratamento que o PMDB recebeu após ajudar a reeleger o socialista em 2014. “Não me preocupo com essas incursões porque Maranhão está vacinado contra isso”, sustentou.

    As investidas estariam a cargo dos deputados Hervázio Bezerra (PSB) e Trócolli Júnior (PROS), além da secretária de Administração, Livânia Farias, que teriam sido “escalados” pelo Palácio da Redenção para tentar convencer Maranhão a levar o PMDB novamente aos braços de Ricardo Coutinho. “Posso garantir que essa possibilidade não existe”, disparou Júnior, sobre a retomada da aliança PSB/PMDB para as eleições do ano que vem.

    Manoel Júnior acredita que a união das oposições é um processo “irreversível”, avalizado pelas principais lideranças políticas da Paraíba, incluindo Maranhão. Segundo o vice-prefeito, essa união é amparada pelo desejo não só das lideranças, mas também da própria população que vem aprovando as gestões dos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB).

    “Ricardo tem razão em procurar aliados porque sabe que seu candidato será derrotado nas urnas. Ele sabe também que será obrigado a confiar em Lígia Feliciano. Ou confia nela, ou terá que amargar pelo menos dois anos sem mandato”, sustentou Júnior.

    Na tendinite do bíceps a região dolorida é somente a parte da frente do ombro e há dor ao fazer movimentos acima da linha da cabeça e também quando a pessoa levanta o braço esticado para frente. Já quando há tendinite do manguito rotador,que é composto pelos tendões do bíceps, subescapular e supra espinhoso, há dor na região anterior e lateral do ombro, que piora quando a pessoa tenta fazer movimentos acima da linha da cabeça e pode ser difícil levantar o braço, para passar desodorante, por exemplo.

    Fisioterapia para tendinite no ombro

    O tratamento deve ser orientado pelo fisioterapeuta e pode ser feito com compressas de gelo, 3 ou 4 vezes ao dia, e com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, que são utilizados para diminuir a dor e a inflamação. Passar uma pomada anti-inflamatória no ombro também pode ajudar além das sessões de fisioterapia que também são importantes, para manter o movimento e a força do membro afetado.

    Veja os remédios caseiros que podem auxiliar na cura.

    A fisioterapia deve ser realizada diariamente e cada sessão deve ser individualizada, levando em consideração o nível de dor e a capacidade de recuperação de cada pessoa. No entanto, pode ser útil usar aparelhos que facilitam a recuperação do tendão como tens, ultrassom, laser, mas é muito importante usar técnicas de fisioterapia para aumentar a amplitude dos movimentos, sem dor, além de exercícios para fortalecer os músculos enfraquecidos.

    Os exercícios físicos devem ser moderados, até a recuperação total do tendão lesionado. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular, antes do retorno das atividades, ajudam a prevenir novas lesões.

    O tempo de recuperação varia muito de um indivíduo para o outro, mas, no mínimo, deverá ser necessário cerca de 3 a 4 meses de tratamento fisioterapêutico. Conheça alguns exercícios de fisioterapia para acelerar a recuperação em: Exercícios de propriocepção para o ombro.

    O que causa tendinite no ombro

    As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso ou mau jeito; esforço repetitivo com o braço ou até mesmo permanecer por longos períodos numa má postura.

    Esta inflamação apresenta como principais sintomas a dor localizada intensa, dificuldade para levantar o braço, sensação de que a dor se espalhou por todo o braço e o formigamento também pode estar presente, embora seja raro.

    Quanto mais rápida a tendinite for diagnosticada e tratada, mais cedo serão recuperadas a força e a flexibilidade dos tendões lesionados. O tratamento é muito importante para evitar o rompimento do tendão, que causa dor e inchaço perto do cotovelo. Quando há rompimento em pessoas com menos de 50 anos de idade, pode ser preciso realizar uma cirurgia para reparar o tendão, no entanto, a cirurgia nem sempre é indicada para pessoas mais velhas.