Página inicial

Notícia > Política

  • 24.07.2017 - 18:01

    Ricardo destaca o Programa Janela para o Futuro que beneficia 500 jovens


     Foi lançado nesta segunda-feira (25) o programa de Educação Cidadã Integral Janela para o Futuro, ação pioneira no Brasil visa oferecer educação em tempo integral e qualificação profissional aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. A solenidade foi presidida pelo governador Ricardo Coutinho e contou com a participação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, deputados estaduais,  representantes do judiciário e conselheiros tutelares.

    Em sua fala, Ricardo Coutinho ressaltou o pioneirismo do programa e enfatizou a preocupação do Estado com a ressocialização dos jovens que cumprem medidas socioeducativas, destacando que o melhor caminho para isso é investir na educação e na profissionalização.

    "Vamos garantir a ocupação do tempo desses jovens, a partir da educação com um conceito diferenciado, idêntico ao que estamos fazendo nas Escolas Cidadãs Integrais. Estamos também agregando cursos profissionalizantes, o que representa um avanço enorme”, destacou o governador. Ricardo disse ainda que está  investindo em algo que poderá dar um futuro diferenciado para estas pessoas.

    Para a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, o programa vai dar um novo significado à vida destes jovens.

     Serão ofertados aos socioeducandos cursos de gesseiro, montador de calçados, eletricista, confeiteiro, padeiro, mecânico, manutenção de microcomputadores, entre outros.  O Programa funcionará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em articulação com a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) e a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), com proposta pedagógica, base curricular e gestão administrativa específicas para estes estudantes, observando o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo da Paraíba (2015-2024) e a Resolução CNE/CEB nº 3, de 13 de maio de 2016.

    O secretário da Educação, Aléssio Trindade, explicou que os professores vão se dedicarem de forma integral ao programa Janela para o Futuro, além disso, os coordenadores pedagógicos estarão presentes dando todo o suporte necessário. “Buscamos a conexão do estudante com um novo projeto de vida, dando uma nova visão e perspectiva de futuro", disse.

    De acordo com o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, este programa tem a capacidade de modificar a realidade dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. “Para muitos será a grande oportunidade de mudança de vida”, pontuou acrescentando que as oito unidades da Fundac estão sendo contempladas, cinco em João Pessoa, duas em Lagoa Seca e uma em Sousa, beneficiando mais de 500 jovens.

    Para o procurador da República, José Godoy, o programa Janela para o Futuro é um grande passo na socioeducação na Paraíba. "Ter a coragem de instalar escolas em tempo integral nas unidades socioeducacionais é algo importantíssimo. Esta atitude representa um passo enorme na socioeducação e também vai contribuir para a diminuição da violência”.

    Para o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, "O projeto merece todas as bênçãos, porque dá oportunidade de reeducação para os jovens, sendo uma ação que representa esperança para os que cumprem medidas socioeducativas. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa", disse o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.