Página inicial

Notícia > Política

  • 27.04.2017 - 16:53

    Presidente da Câmara aposta em iniciativas sustentáveis


     A Câmara de Vereadores de João Pessoa dará início a um estudo de sustentabilidade para reaproveitar água, implantar uma política de gestão de resíduos sólidos e utilizar energia elétrica de modo racional. Além de contribuir para o meio ambiente, a iniciativa deverá gerar uma economia total de até 30% aos cofres do Legislativo pessoense.


    “Como representantes do povo, a gente precisa dar o bom exemplo em tudo, principalmente com a nossa preocupação com o meio ambiente”, comentou o presidente da Câmara, vereador Marcos Vinícius (PSDB). “Dessa forma, além de gerar uma economia para nossa casa, a gente espera estimular a população a adotar práticas sustentáveis e cuidar melhor do nosso planeta”.

    A professora Claudiana Leal, engenheira civil que se tornou uma referência em sustentabilidade na Paraíba ao instalar, na própria residência, um sistema sustentável de reaproveitamento de água, esteve ontem na Câmara de João Pessoa, visitando as instalações e sugerindo as primeiras iniciativas ao presidente da Câmara. O vereador Bosquinho (PSC) e o diretor legislativo Rodrigo Neto acompanharam a visita.

    Ao realizar uma rápida inspeção pela sede do Legislativo pessoense, ela elogiou algumas iniciativas que a Casa já possui, como torneiras com ¼ de voltas em banheiros, que já economizam bastante a água, e corredores com telhados de policarbonato transparente, que aproveitam melhor a luz do sol, gerando economia de energia.

    Claudiana Leal deu alguns exemplos de como a Câmara pode reutilizar água, aproveitando o escoamento dos ar condicionados e coletando água da chuva. “Esse reuso pode ser aplicado, por exemplo, nos banheiros, na utilização dos vasos sanitários. Só isso já gera uma economia que pode chegar a 40%”, apontou.

    Também sugeriu a  uma política de reciclagem de lixo. “A reciclagem economiza água e energia, mas é também uma importante iniciativa social, já que é um projeto que beneficia diretamente o profissional que trabalha na coleta seletiva, ao mesmo tempo que torna nosso planeta menos poluído e mais saudável”, comentou.