Página inicial

Notícia > Política

  • 23.08.2017 - 05:22

    Paraibano Luciano Mariz Maia é confirmado na equipe da Procuradora Raquel Dodge


    O paraibano Luciano Mariz Maia foi anunciado hoje pela futura Procuradora-Geral da República Raquel Dodge como vice-presidente da PGR. A posse de Raquel e dos demais integrantes da equipe ocorrerá no dia 18 de setembro mas a substituta de Rodrigo Janot decidiu antecipar nomes que irão auxiliá-la nos desafios, entre os quais o de Luciano, tido como um dos mais brilhantes profissionais da área do Direito em todo o país. Natural da cidade de Pombal, filho de Otávio Mariz Maia, já falecido, e Ozanira Almeida Maia, Luciano é casado com Débora Julinda, com quem tem três filhos.


    Ele é Mestre em Direito pela Universidade de Londres e nasceu em 1959. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba em 1980, Luciano Maia é Mestre em Direito Público pela University of London, na Grã Bretanha. No seu currículo constam, ainda, dissertações complexas a respeito de temas que exigem densa abordagem, a exemplo do controle jurídico da tortura institucional e o exercício do cargo de professor adjunto de instituições universitárias, bem como análises sobre os direitos das comunidades ciganas. Foi promotor de Justiça no Rio Grande do Norte e secretário de Governo da Paraíba no período 87-88 (gestão de Tarcísio de Miranda Burity).

    Na Paraíba e em centros jurídicos e acadêmicos influentes do país, Luciano Mariz Maia sempre foi respeitado pelo seu “notório saber jurídico”, de acordo com o jargão acadêmico, bem como pela sua aplicação ao estudo das noções elementares do Direito Universal e pelo desempenho brilhante no trato das questões que exigiram suas intervenções no campo específico do Direito. A sua escolha foi bastante aplaudida, ontem, em redes sociais, por operadores do Direito na Paraíba que conviveram com Luciano e por outras figuras que se declararam admiradoras do seu trabalho. Raquel Dodge disse ter tido carta-branca para compor a sua equipe e reiterou estar consciente e preparada em relação aos desafios que terá pela frente. (osguedes)