Página inicial

Notícia > Esportes

  • 05.03.2017 - 09:05

    Flamengo e Fluminense duelam pela conquista da Taça Guanabara


    Flamengo e Fluminense decidem neste domingo (5) a Taça Guanabara. Depois de muita polêmica e idas e vindas, o clássico acontece às 16h (de Brasília). O palco será o Engenhão e as duas torcidas estarão presentes após decisão do desembargador Gilberto Clóvis Farias Matos, da 15ª Câmara Cível do Rio de Janeiro.

    O Fluminense foi definido como mandante do jogo após sorteio realizado na Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), mas não existe vantagem para qualquer um dos lados. Em caso de empate no tempo normal, o título - que garante vaga nas semifinais do Campeonato Carioca - será decidido através das cobranças de pênaltis.

    Mas o que esperar de mais um Fla-Flu depois de tanta confusão nos bastidores? O UOL Esporte selecionou alguns motivos para que o torcedor não perca o clássico.

    A dupla Fla-Flu - com apoio de Vasco e Ferj - deu uma aula de união nos dias que antecederam ao clássico. Os clubes voltaram a alinhar o discurso e estreitaram laços. As rusgas ficaram no passado por um interesse em comum. A postura, sobretudo do Tricolor, foi exemplar.

    O Fluminense tinha o mando de campo, mas se recusou a pisar no gramado com torcida única. Tanto que os clubes foram ao TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) e se precaveram solicitando a autorização para jogar com portões fechados. 
    O pedido foi deferido. Ou seja, se a liminar não tivesse caído, o Fla-Flu seria disputado sem público no Engenhão, em uma clara demonstração de união entre os rivais.

    Antes de a bola rolar para a final, os clubes farão ações pela paz nos estádios. Também haverá um trabalho de conscientização dos torcedores dentro e fora do Engenhão. A expectativa das diretorias é a de que não ocorra confrontos, principalmente depois de todo o esforço realizado para receber as duas torcidas.

    Apesar do discurso alinhado, prevenir nunca é demais. Quem for ao Engenhão verá um verdadeiro "esquema de guerra" montado. Pelo menos 830 agentes de segurança serão responsáveis pela manutenção da ordem dentro e fora do estádio.

    O plano de jogo prevê 160 policiais do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), 220 homens da PM (incluindo 3º BPM, Cavalaria, Batalhão de Choque e Batalhão de Ações com Cães) e mais 300 seguranças particulares. O efetivo ainda contará com 138 guardas municipais e 12 policiais civis.

    Clássico disputado! Título vale tranquilidade tão desejada

    Apesar de se tratar de um título de turno, a Taça Guanabara é desejada pelos dois clubes. Tanto que ambos entrarão com o que têm de melhor disponível em busca de levantá-la ao final da partida. O motivo é fácil de ser explicado.

    Conquistar a Taça Guanabara garante ao vencedor uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. Mais do que isso, passa a tranquilidade necessária para poupar os titulares na Taça Rio e se dedicar aos outros objetivos da temporada.

    O Fluminense, por exemplo, poderá se concentrar na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Já o Flamengo terá olhos apenas para a sonhada Copa Libertadores.

    Vinicius Castro
    Do UOL