Página inicial

Notícia > Brasil

  • 19.12.2014 - 06:02

    'É o sistema', diz ex-deputado que perdeu vaga na Câmara para Maluf


     O administrador e ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) preparava-se com grande expectativa para retomar seu posto na Câmara dos Deputados quando nesta quinta-feira (18), véspera da diplomação, recebeu a notícia de que perdera a vaga na Casa Legislativa: Paulo Maluf (PP-SP), cuja candidatura estava barrada pela Lei da Ficha Limpa, acabou absolvido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ficou com a cadeira de Ihoshi.

    "Fiquei surpreso. Esperava que TSE mantivesse a decisão anterior de barrá-lo. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já havia comunicado que a diplomação seria amanhã. Meu gabinete já estava definido, tudo corria de acordo com a expectativa. Mas é o sistema. Tenho que respeitar a decisão. Faz parte do jogo. Vindo do Judiciário, tudo é possível. Da cabeça de juiz tudo pode sair", afirmou.

    Maluf foi o deputado mais votado da coligação formada por PMDB, Pros, PP e PSD. Seus 250.296 votos, que até então eram considerados nulos, foram validados. Com isso, Ihoshi, o menos votado da coligação, com 88.070 votos, perdeu a vaga e virou primeiro suplente.

    "Agora a minha esperança é que o Ministério Público recorra e que a decisão seja revertida no STF [Supremo Tribunal Federal]."

    Ihoshi foi deputado por dois mandatos, entre 2007 e 2010, pelo DEM, e de 2011 a 2014, já pelo PSD --neste último, ele foi eleito suplente e herdou a vaga de outro parlamentar que se afastou.

    Reviravolta

    Em setembro deste ano, o TSE havia barrado a candidatura de Maluf, por quatro votos a três, em função das condenações do deputado por improbidade administrativa, relativas ao superfaturamento de obras durante sua gestão na Prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1996.

    Ontem (17), em julgamento de um recurso da defesa do ex-prefeito, o placar inverteu-se, com quatro votos favoráveis ao deputado do PP.

    Maluf acabou sendo beneficiado por uma mudança na composição da Corte: o ministro Admar Gonzaga, que votou pela cassação de Maluf em setembro, foi enviado pelo TSE a uma viagem oficial e acabou substituído por Tarcísio Vieira, cujo voto foi pela absolvição do ex-prefeito.

    Além dele, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e João Otávio Noronha votaram a favor de Maluf.

    Após o resultado, o deputado afirmou que confia no Judiciário. "Na minha vida pública sempre confiei, confio e, no estado democrático de direito, continuarei confiando na Justiça Brasileira."

    Mudança na Alesp

    Além de Maluf, Vanessa Damo (PMDB) reverteu no TSE decisão anterior da Corte Regional e obteve o registro de candidatura à deputada estadual. A decisão tirou a cadeira de Cássio Navarro (PMDB) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

    Leia mais em: http://zip.net/btqvg4