Página inicial

Notícia > Notícias

  • 17.06.2017 - 04:40

    Donald Trump cancela acordo de aproximação com Cuba


     O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (16) o cancelamento do acordo de reaproximação com Cuba assinado pelo governo de Barack Obama em 2015.

    "Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração [Obama] assinado com Cuba", afirmou Trump em um comício realizado em Little Havana, na cidade de Miami.

    O presidente americano também anunciou que irá reforçar o embargo econômico contra Cuba, além de restringir viagens individuais de americanos para a ilha.

    As empresas americanas também estão proibidas de negociar com as cubanas, de acordo com a decisão de Trump. Para ele, o regime de Raúl Castro em Cuba tem uma "natureza brutal".

    Apesar de ser uma mudança significativa na estratégica de descongelamento das relações entre Cuba e EUA promovida pelo ex-presidente Barack Obama, a Casa Branca garantiu que Trump não tem a intenção de reverter todos os avanços obtidos nos últimos anos.

    Dessa maneira, as relações entre Havana e Washington deverão ser mantidas, assim como os acordos entre companhias aéreas para voos entre os dois países.

    Mesmo assim, Trump pretende ser mais agressivo com Cuba, exigindo eleições livres e a libertação de presos políticos como condição para novos acordos na agenda bilateral.