Página inicial

Notícia > Outras

  • 23.08.2017 - 16:47

    Comando da Polícia Militar da Paraíba cria comenda musical Maestro Joaquim Pereira


     O maestro Joaquim Pereira, nasceu na cidade de Caiçara e desde cedo revelou fortes pendores musicais, tendo sido descoberto aos 14 anos e convidado a fazer parte da Banda de Música da Policia Militar, se tornando o seu regente com apenas 19 anos de idade, tendo ainda atuado como professor de musica de vários colégios de nossa capital.

    Resultado de imagem para maestro joaquim pereira

    Foi ainda um dos fundadores da Orquestra Sinfônica da Paraíba, sendo, portanto o seu segundo regente e o primeiro paraibano a dirigi-la. Durante a sua vida Joaquim compôs mais de 300 músicas, inclusive foi o único autor brasileiro que teve uma de suas músicas incluídas na estréia da O.S.P.

    Convidado ingressou no Exército brasileiro, iniciando no então 22 BC, indo em seguida para a Aman - Academia Militar de Agulhas Negras em Resende no Rio de Janeiro, onde ali, concorrendo com músicos de todo o país, foi aprovado em segundo lugar para a Escola Nacional de Música.

    Com 150 anos da criação de banda de música da Polícia Militar, atualmente dirigida pelo capitão Henrique,  tendo passado por ali  mais de uma centena de maestros, Joaquim Pereira foi o escolhido para ser homenageado nesta medalha musical, que vai premiar músicos e aqueles que tenham trabalho na área.

    Joaquim Pereira também é lebrando em rua e praça na nossa capital na rodovida Belém/Caiçara/Logradouro e também nos pavilhões de música do 15º Batalhão de Infantaria em João Pessoa e na Escola de Agulhas Negras em Resende no Rio de Janeiro..