Página inicial

Notícia > Notícias

  • 10.09.2017 - 08:35

    Campanha de multivacinação tem início nesta segunda


     A Prefeitura Municipal de João Pessoa dará início nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos precisam comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia.

    Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de doenças e reduzir taxas de abandono do esquema vacinal. A campanha segue até o dia 22 de setembro.

    O objetivo principal é estimular que os pais levem os filhos para atualização de caderneta de vacinação do Ministério da Saúde. “Estaremos com cobertura em todas as salas de vacina de João Pessoa para atender as famílias. Durante a campanha buscamos otimizar a cobertura, com intuito de deixar as pessoas protegidas”, explica a chefe da Seção de Imunização, Chiara Dantas.

    De acordo com a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Saúde. “Já temos doses suficientes e vamos distribuir a partir de segunda-feira nas unidades. Alguns tipos de vacinas ainda não foram distribuídos, portanto, somente no período da tarde é que devemos ter todas as unidades completamente abastecidas de injeções e doses”, explicou.
     
    De acordo com Miralva, não há meta estabelecida de vacinação, uma vez que o objetivo é promover o máximo de imunização para atualizar a proteção das crianças e dos adolescentes. “Pedimos aos pais que levem seus filhos porque é imprescindível imunizá-los e é necessário também levar o cartão de vacinação”, explicou.

    ‘Dia D’ – Para reforçar a importância da imunização, no dia 16 de setembro será realizado o Dia D da Campanha de Multivacinação, na Praça da Independência, a partir das 9h. “No dia D, a vacinação estará disponível também na Praça da Independência. Durante o resto da campanha, que vai do dia 11 até o dia 22 de setembro, as ações preventivas de imunização seguirão normalmente nas salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família”, ressalta Chiara Dantas. 

    Cartão de Vacinação – É importante que os usuários levem, além do Cartão SUS e documento com fotos, o cartão de vacinação, documento indispensável que auxilia no registro e controle das vacinas administradas, auxiliando o cidadão a manter suas vacinas em dia. Caso não esteja de fosse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar para solicitar a segunda via do cartão.

    PNI – O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência internacional por promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Vacinas disponibilizadas na campanha:

    • Hepatite A e B
    • VIP
    • Meningocócica C
    • Rotavírus
    • HPV