Página inicial

Notícia > Política

  • 20.10.2017 - 17:04

    ASSEDIO SEXUAL NA OAB/PB: protesto ganha dimensão nas redes sociais após demissão de funcionária


     A atual diretoria da OAB/PB tem muito que se explicar à sociedade e, especialmente, aos seus associados.

    O rumoroso caso de assédio sexual, envolvendo uma funcionária – Lanusa de Monte -  e o Secretário Geral da atual diretoria – Assis Almeida – ultrapassou os limites das redes sociais e do noticiário de  blogs e portais e chegou às barras da justiça.

    Uma das várias audiências promovidas pelos assistentes da ré já ocorreu. Foi na última quarta feira (18), na 8ª Vara do Trabalhista. Apesar de o processo correr em segredo de justiça, várias pessoas alheias ao caso compareceram à audiência.

    Mas, o curioso e intrigante é que antes mesmo dessa primeira audiência – na próxima segunda feira (23) haverá a de caráter criminal – o presidente da OAB, professor e advogado Paulo Maia, já havia determinado a demissão “por justa causa” de Lanusa por ter “maculado a imagem da entidade”.  

    Indignados com a decisão do presidente da OAB/PB, amigos e familiares de Lanusa  promoveram uma campanha nas redes sociais protestando contra a demissão de Lanusa e pedindo que a OAB/PB se livre de abusos sexuais e denominando de ‘ato de covardia’ a atitude de Paulo Maia.    

    IN DUBIO PRO REU

    A palavra em latim, acima, significa: na dúvida, pró-réu. Essa máxima parece não ter funcionando no caso de Lanusa X Almeida. É que tão logo o caso ganhou dimensão, o presidente formou uma Comissão investigativa no âmbito da entidade para certificar se ela – a ré – estava falando a verdade. “Ficou a dúvida e a decisão coube ao presidente que, descumprindo um mandamento jurídico, penalizou a parte ofendida”, disse um dos assistentes dela, o advogado José Mariz.