Página inicial


  • A primeira vez de Itan

    26/11/2013

     O professor Itan Pereira da Silva era Pró-Reitor do Interior da UFPB e eu diretor do Campus VI. Terminamos nossa maratona de reuniões pelas 23h (o que não falta nas Universidades é reunião!).
    - Mago, vamos tomar uma cerveja e comer alguma coisa.
    O problema é que o dia era segunda feira e não tinha nada aberto. A não ser...o cabaré de Célia. Como eu não ia deixar Sousa passar vergonha, levei Itan para o primeiro andar, na Estação. Ele era ex-padre e jamais tinha entrado naquele tipo de ambiente. Quando viu as luzes vermelhas e muita gente nas mesas, Itan comentou:
    - Sousa está muito avançada, que lugar movimentado!
    Eu fui logo falar com Célia e pedi que não deixasse as moças assediarem o meu amigo, avisando que o homem não sabia que o lugar era "aquele". Avisei tarde. Quando retornei à mesa, já tinha uma \'moça\' conversando animadamente com o \'padre\'. Quase sentada no colo. E ele se afastando, encabulado.
    Ele tomou umas cervejas, eu tomei meu rum com Coca-Cola, dispensamos as \'donzelas\' e comemos alguma coisa (que Célia mandou buscar no Bar Sem Porta).
    Saímos dali e Itan continuou elogiando a noite sousense. Se fosse em Cajazeiras, dizia ele, não ia ter nada aberto àquela hora. Orgulhoso com aquele comentário e sem coragem de dizer ao inocente amigo onde nós havíamos ido, guardei comigo o segredo.
    Talvez Itan tenha morrido sem saber que um dia frequentou um cabaré.
    P.S.: minha secretária Maria Morais e o professor Dedé Job sabem dessa história.


    Voltar