Página inicial


  • O fenômeno Gobira

    08/10/2014

     Quem assistiu o Guia eleitoral deve ter ficado surpreendido com um sapateiro da cidade de Cajazeiras, que falava de forma apressada, lembrando muito o falecido deputado Enéas, pedindo ele votos para se eleger deputado federal. Aqui mesmo neste espaço, este aprendiz de digitador anunciou que Gobira poderia surpreender nas urnas, e surpreendeu mesmo, pois Gobira conseguiu 48.157 Gobira votos, desbancando muitos cacifes de nossa política. Gobira cresceu tanto em Cajazeiras e região que já vinha recebendo ameaças de morte presumidamente de caciques políticos daquela parte do estado, temerosos de saírem derrotados das urnas em razão da boa votação desse verdadeiro fenômeno que só não se elegeu em razão de falta de estrutura e por conta do seu pequeno partido o Pros, que não se coligou com nenhuma outra agremiação partidária.


    INSTITUTOS IBOPE E 6SIGMA ACERTAM PROGNÓSTICOS, CÁSSIO 47,44% E RICARDO COUTINHO 46,04

     

    Os institutos de pesquisa sem todos os pleitos se desmoralizam na Paraíba ao anunciar números totalmente irreais, que são facilmente desmentidos quando ocorria a abertura das urnas. Este ano não foi diferente e algumas institutos mais uma vez tentaram enganar os eleitores com números totalmente irreais, dando inclusive uma diferença prol Cássio Cunha Lima na casa de dois dígitos, levando muitos eleitores inclusive o próprio candidato tucano a acreditar, que liquidaria a fatura ainda no primeiro turno. Já na reta final, falando alguns dias para o pleito eis que o Instituto Sigma publicou números dando empate técnico entre Cássio e RC e o Ibope dando empate técnico de 47 a 47 para os candidatos citados. Diante dos resultados apresentados pelas urnas dando uma diferença de pouco mais de 28 mil votos para Cássio, numa diferença de pouco mais de 1,5 pontos percentuais, o Ibope definitivamente se restabelece na Paraíba e melhora a sua credibilidade, enquanto dos demais que falaram em até 180 mil votos de diferença em prol de Cássio Cunha Lima, para assim influir na decisão do eleitor, merecem uma investigação e rigorosa penalização por parte do TRE.

     

    CÁSSIO VENCE EM 124 CIDADES E RC EM 99

     

    O candidato tucano venceu na maioria dos municípios, o candidato do PSDB ganhou em 124 dos 223 municípios o que corresponde a 55%, já o candidato socialista obteve vitória em 99 cidades, representando 44,39%.Ricardo Coutinho ganhou na maioria dos maiores colégios eleitorais do estado, a exemplo de João Pessoa,Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Patos, Souza e Cajazeiras. Na nossa capital RC obteve 212.230 votos contra 135, 977 de Cássio. O interessante é que na cidade de Santa Rita mesmo sem o apoio do prefeito Netinho, RC Coutinho obteve mais de 9 mil votos sobre o seu adversário e em Cabedelo sem o prefeito Leto Viana e toda Câmara de Vereadores, o socialista conseguiu uma diferença superior a 6 mil votos.

     

    PTC RETIRA APOIO DE CÁSSIO E DIZ QUE JOGO ESTÁ ‘ZERADO’ NO SEGUNDO TURNO

     

    O presidente estadual do PTC, Walter Brito, que foi candidato ao Senado com uma pífia votação anunciou, no início da tarde segunda-feira (06), que o partido retirou o apoio dado ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no primeiro turno das eleições para governador. Segundo ele, o “jogo está zerado” e a legenda pode conversar tanto com Cássio, quanto com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para o segundo turno.


    VEJA OS FAMOSOS QUE SE DERAM BEM NAS URNAS

     

    Romário - O deputado federal do PSB foi eleito senador pelo Rio de Janeiro com 4,6 milhões de votos. O ex-centroavante venceu César Maia, o segundo colocado na disputa. Danrlei - O ex-goleiro do Grêmio ficou entre os candidatos a deputado federal com mais votos no Rio Grande do Sul. O deputado do PSD teve 158.520 votos e foi reeleito. Jean Wyllys - O jornalista e ex-participante do reality show "Big Brother Brasil", deputado federal no Rio de Janeiro, teve mais de 140 mil votos. Ele foi reeleito e é do PSOL. Tiririca - Francisco Everardo, o humorista Tiririca, recebeu votos de 988.383 eleitores. O deputado federal do PR, em São Paulo, foi o segundo mais votado, com 4,82% dos votos. Bebeto - Com o nome Bebeto Tetra, o ex-atacante da seleção brasileira foi votado por 61.079 eleitores. Ele foi eleito deputado estadual pelo Solidariedade.

     

    VEJA OS FAMOSOS QUE SE DERAM MAL NAS URNAS

     

    Já outros famosos se deram mal nas urnas, como: Ricardo Macchi - Conhecido por ter sido o Cigano Igor na novela "Explode Coração", o ator teve 2.624 votos. Ele disputou o cargo de deputado federal no Rio Grande do Sul, pelo PTB.Kid Bengala - O ator pornô teve 1.095 votos na disputa pelo cargo de deputado estadual em São Paulo. O candidato do PRB teve 0,01% dos votos válidos. Cida Santos - A vencedora da quarta edição do "Big Brother Brasil" tentou se eleger deputada federal no Rio de Janeiro. Ela teve 167 votos com sua candidatura pelo PT do B.Mulher Pêra - A funkeira teve 1.255 ao disputar o cargo de deputado federal em São Paulo. Em 2012, ela tinha conseguido 2.126 na tentativa de ser vereadora. Diego Alemão - Diego Gasques, vencedor do "Big Brother Brasil 7", conseguiu 4.947 votos pelo PV. Ele queria ser deputado federal no Rio, mas não conseguiu. Marcos Manzano - O proprietário do Clube das Mulheres tentou ser eleito deputado estadual em São Paulo, pelo PTB. O dançarino de striptease conquistou 611 votos. Dr Rey - O cirurgião plástico e apresentador Dr. Rey (também chamado de Dr. Hollywood) teve 21.170 votos. Ele era indicado a deputado federal pelo PSC, em São Paulo. Frank Aguiar - O cantor teve 26.013 votos para deputado federal em São Paulo. Ele é do PMDB. Sula Miranda - A cantora sertaneja teve 3.787 votos pelo PRB. A "rainha dos caminhoneiros", como ela se chama, recebeu 0,02% dos votos para deputado federal em São Paulo.

     

    VEJA OS FAMOSOS QUE SE DERAM MAL NAS URNAS II

     

    Elymar Santos - O cantor conseguiu 8.810 votos na disputa para deputado estadual, no Rio de Janeiro. Ele é do PR. Castrinho - O comediante teve 1.813 votos na disputa pela vaga de deputado estadual no Rio de Janeiro, pelo PRB. José Rico - O cantor e compositor sertanejo teve 26.086 votos para deputado federal em Goiás, mas não conseguiu ser eleito.Roberto Dinamite - O ex-jogador e atual presidente do Vasco teve 9.452 votos para deputado estadual no Rio de Janeiro, pelo PMDB. Ele não conseguiu ser eleito. Giovane Gavio - O ex-jogador de vôlei teve pouco mais de 36 mil votos em Minas Gerais. Ele disputava o cargo de deputado Federal pelo PSDB e não foi eleito. Geraldo Magela Ceguinho - O comediante conseguiu 18.153 votos para deputado federal pelo PSB, em Minas Gerais. Ele teve 0,18% dos votos válidos, mas não foi eleito. Popó - O ex-lutador de boxe Ancelino Freitas conseguiu 22.521 votos para deputado federal na Bahia. Ele é do PRB e não conseguiu ser eleito. Daniel BBB - O ex-participante do reality show "Big Brother Brasil" não foi eleito deputado estadual em Pernambuco. Ele foi escolhido por 1.856 eleitores, sendo 0,04% dos votos válidos. Marcos Oliver - O ator foi candidato do PSDB para deputado federal e teve 1.517 em São Paulo. Maria Melilo - A atriz e vencedora do "Big Brother Brasil" somou 3.199 votos. Ela concorria a uma vaga de deputada estadual em São Paulo pelo PSC. Fael Cordeiro - O vencedor do "BBB" teve 13.726 votos no Mato Grosso do Sul e não foi eleito deputado estadual pelo PSB.

     

    VIRGOLINO ALENCAR - NÚMERO SIMPLES QUE DILMA E LULA NÃO ENTENDEM

     

    O colaborador do nosso blog o amigo Virgolino Alencar sempre manifesta a sua opinião sobre tudo que observa e que lhe traz alguma preocupação. Além do blog Virgolino também se posiciona nas redes sociais. Esta semana o sempre antenado Virgolino, escreveu: “O Brasil tem 140 milhões de eleitores. 30% anularam, votaram em branco ou nem foram votar. Foram 52 milhões de eleitores. Total de votantes habilitados: 140 - 52 = 88 milhões válidos na urna. Ela teve 40% dos votos válidos, ou seja, 35,2 milhões. Nessa lógica, ela tem 140,0 - 35,2 = 104,8 milhões de brasileiros eleitores contra.E teve menos votos do que o número de beneficiados do Bolsa Esmola.Isso é clara rejeição de um modelo de gestão, que primou pela nulidade.O roubo, a desonestidade, os desvios, a incompetência, tudo isso funcionou contra ela.Uma estratégia bem articulada da oposição vencerá com tranquilidade, porque isso representa um forte desejo de mudança.É por aí que se garantirá o sucesso da oposição”.Virgolino sabe das coisas.


    LEILA FONSECA FOI A SURPRESA DE PLEITO


    Uma candidata surpreendeu a todos, foi a candidata pelo minúsculo PROS, a professora Leila Fonseca, que obteve 44. 627 votos enquanto o seu candidato a governador apenas 10.920 sufrágios. Leila além da sua beleza e simpatia pessoal conta com um invejável currículo, pois é professora universitária e ainda formada em Direito e Enfermagem, tendo concluído mestrado e se encontra cursando atualmente doutorado. Leila deve ser pule de dez para os próximos pleitos, vai depender panes de uma melhor estrutura partidária.

     

    ECOS DA ELEIÇÃO

     

    Nesta eleição, conforme previsto por esta coluna, a cidade de Campina Grande conseguiu eleger diversos dos seus filhos para Câmara Federal: Pedro Cunha Lima, Veneziano Vital do Rego, Rômulo Gouveia, Aguinaldo Ribeiro e Damião Feliciano. É importante observar que mesmo sendo o mais votado em todo estado, o agora deputado Pedro perdeu para Veneziano perdeu na Cidade de Campina Grande principal reduto do seu genitor Cássio Cunha Lima, que conseguiu também eleger deputados estaduais, os primos Bruno e Tovar, ambos vereadores daquela cidade.

     

    ECOS DA ELEIÇÃO II

     

    Alguma situações chamaram bem a atenção daqueles que militam na política, a derrota de Olenka Maranhão e a pequena votação de Benjamim Maranhão, cerca de 63.433 votos, ficando ambos bem distante dos votos recebidos pelo tio o velho cacique José Maranhão com 647.271, demonstrando assim como é difícil a transferência de votos. Outra surpresa foi a baixa votação do prefeito da capital Nonato Bandeira, que jamais foi testado antes nas urnas, o mesmo obteve pouco mais de 10 mil votos, mesmo apoiado pelo ex-prefeito Luciano Agra que competiu como primeiro suplente na chapa de Wilson Santiago, que ficou em terceiro lugar na corrida para o Senado com fraco desempenho na capital, em tese reduto de Agra. Tivemos ainda com uma votação pífia outra ex-aliada de Ricardo Coutinho, que alcançou apenas cerca de 6 mil votos para a Assembleia, Bira Pereira com cerca de 12 mil votos, bem como Iraé Lucena, que foi secretária de RC e passou a apoiar Cássio Cunha Lima e tentar uma cadeira na Câmara Federal, mas obteve uma votação bem pequena.

     

    ECOS DA ELEIÇÃO III

     

    Com relação a nossa Assembleia Legislativa alguns nomes não se confirmaram como por exemplo: Toinho do Sopão, que em 2010 conseguiu 55 mil votos e agora pouco mais de 6 mil votos, confirmando assim que fenômeno não se repete. Ficou de fora também Olenka Maranhão, Antonio Mineral, Anibal Marcolino, Eva Gouveia,Guilherme Almeida,Vituriano de Abreu, Marcio Roberto e Ivaldo Moraes. Já Gilma Germano deixou na disputa o seu marido Buba Germano que se elegeu, Camila Toscano que irá substituir a mãe Léa Toscano,Nabor Wandereley que assume a cadeira da sogra Francisca Mota, Wilson Braga , Quintães e Carlos Batinga que se aposentaram em definitivo. Por fim Domiciano Cabral que não quis emplacar o seu filho Arnon Domiciano. Outra ausência lamentada foi do deputado Hervazio Bezerra, que era primeiro suplente em exercício na legislatura passada e que apesar de bem votado, não conseguiu ocupar uma das 36 cadeiras, devendo ficar novamente na primeira suplência o que é realmente lamentável, considerando o seu histórico de luta.

     

    ECOS DA ELEIÇÃO IV

    Com relação as vagas da Assembleia o resultado foi bom pára Cássio e para Ricardo Coutinho, tendo o primeiro ficado com 17 parlamentares e o segundo com 16, num crescimento muito bom já que está terminando a sua gestão com apenas seis parlamentares.É de se registrar que Ricardo Coutinho conseguiu a reeleição de dois fieis escudeiros, Adriano Galdino e Tião Gomes, tanto comemorando ainda a eleição de Ricardo Barbosa e Estela Bezerra e Buba Germano.


    CONCERTO – SANVOVAL MORENO CONVIDA


    O Projeto Banda de Música na Academia realiza concerto nesta terça-feira às 20h, na sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB). O projeto conta com o apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), criado pelos Departamentos de Música e de Educação Musical (Demus), coordenado pelo professor Sandoval Moreno, apresenta a Banda Marcial Municipal João Gadelha, Quinteto Itinerante e Quinteto de Metais Moacir Santos

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.


    Voltar