Página inicial


  • A Lagoa mentirosa

    01/04/2014

     Desde o início de sua gestão o prefeito Luciano Cartaxo, cada vez que viaja a Brasília retorna informando que obteve milhões para as mais diversas obras na nossa cidade. O fato é que decorrido um ano e meio do seu mandato, o mesmo não iniciou uma única obra estruturante e agora quando finalmente se esperava que o mesmo iniciasse a prometida reforma do Parque Solon de Lucena, eis que o mesmo tentando enganar a todos, bolou um faz-de-contas, instalando ali um espaço para que os populares dêem as suas opiniões sobre a intervenção naquele Parque. Ora, ora, ora, imaginemos que tal consulta é verdadeira, ou seja, ao terminar tal apuração de posse dos dados, os arquitetos iniciariam tal projeto que pela sua grandiosidade evidentemente demora meses e depois ter-se-ia de fazer o demorado processo licitatório. Chegaríamos ao término do mandado de Cartaxo sem sentar uma pedra na Lagoa. Em tempo: Se realmente existisse seriedade em tal consulta, a mesma deveria ter sido feita no ano passado, jamais no momento de se iniciar a obra. Em tempo: Como o Governo Federal liberaria os recursos sem o devido projeto e como explicar uma placa colocada na Lagoa dando inicio e fim da obra e especificando o valor da mesma. Mentira tem pernas curtas e o povo não é bobo.

     

    LUCIANO CARTAXO QUER INDICAR NOVO DIRIGENTE DA CBTU

     

    Mesmo tendo na mão toda estrutura de cargos da Prefeitura Municipal, o prefeito Luciano Cartaxo pensa alto, tanto que sem ouvir ninguém reunido com o seu pequeno grupo do PT indicou como pré-candidata do PT a advogada Nadja Palitot e agora o homem quer muito mais, depois do seu clone Lucélio Cartaxo passar 12 anos dirigindo a CBTU ele o Prefeito não abre mão de indicar o sucessor do mesmo naquela empresa federal. Além das locomotivas e vagões o que será que tem ali de tão interessante?

     

    TIÃO GOMES FALA EM CONSPIRAÇÃO PARA REPROVAR CONTAS DE RC

     

    O sempre polemico e irrequieto deputado Tião Gomes, falou ontem sobre o exame das contas do governo pela Assembleia legislativa e já mandou ver. A fala do parlamentar se deve ao fato de que apta Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) começa nesta quarta-feira (2), a analisar as contas do governo do Estado referentes ao ano de 2013. Para o deputado da base governista, Tião Gomes (PSL) a oposição está fazendo uma "conspiração" para reprovar as contas do governador, com o objetivo de deixá-lo inelegível no pleito eleitoral deste ano. De acordo com o deputado, a tal conspiração é liderada pelo presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PEN). “A maioria não é de Ricardo Coutinho, nem de Cássio, mas de Ricardo Marcelo ele é quem aprova e reprova o que quer na Assembleia”, enfatizou.


    CHARLINTON MACHADO CLASSIFICA A CANDIDATURA DE CÁSSIO COMO ESTELIONATO


    O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado da Paraíba, Charliton Machado, apesar da sua pouca militância política já começa a colocar as unhas de fora e avaliou e comparou as gestões do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), classificando a candidatura tucana ao Palácio da Redenção nas eleições deste ano como o maior estelionato político da história da Paraíba, por tratar como renovação um modelo de política ultrapassado e que não trouxe bons frutos para o estado. Segundo Charliton Machado, trata-se de um grande estelionato eleitoral vender a candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) como uma renovação. “Cássio representa o velho, o modelo de fazer política que exauriu na Paraíba”, disparou. “Não entendemos Cássio como renovação, tão pouco como oposição, ele representa um projeto que a Paraíba já vivenciou e que travou o Estado”, disse o presidente.

     

    A FALA DE CHICO PINTO – SE RC QUISER SE REELEGER TEM QUE OLHAR CAMPINA GRANDE


    O respeitado jornalista Chico Pinto, que escreve no blog que leva o nosso nome, enviou artigo que trata sobre o próximo pleito em que o escriba revela que se Ricardo Coutinho quiser realmente se reeleger terá que obrigatoriamente voltar-se para a cidade de Campina Grande. A partir deste ponto um dos tópicos da sua boa crônica: ‘O governador Ricardo Coutinho, caso queira permanecer no espaldar da cadeira principal do Palácio da Redenção precisa, urgentemente, direcionar o seu olhar e incrementar as suas ações para a cidade de Campina Grande, segundo colégio eleitoral do Estado e “berço esplêndido” de nascimento e de conquistas eleitorais de Cássio Cunha Lima e de Veneziano Vital do Rego, seus dois prováveis adversários nas eleições deste ano. De lá pra cá todos os governadores eleitos da Paraíba, por via direta – Tarcísio Burity, Ronaldo Cunha Lima, Antônio Mariz, José Maranhão, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho -, foram vencedores em primeiro e segundo turnos com expressiva e decisiva maioria na Rainha da Borborema. Quem melhor definiu Campina Grande foi o tribuno Alcides Carneiro, através de uma das suas famosas exaltações à cidade: “Um dia afirmei, em fervorosa exaltação, que Deus fez a Paraíba com o braço e Campina Grande com o coração.” É sempre bom ouvir o que Chico Pinto diz e escreve.


    SERVINDO A DITADURA MILITAR

     

    Ao se completar 50 anos da Ditadura Militar recordo que ainda muito jovem, fui convocado para servir como recruta no 15º Regimento de infantaria Motorizada, em João Pessoa. Vivíamos no auge da Ditadura Militar, tendo como presidente o General Costa e Silva que logo adoeceu, assumindo então a famosa e terrível Junta Militar que publicou o AI5 que trouxe mais medo e terror ainda. Vivíamos permanentemente de prontidão, ou seja, depois do expediente tínhamos que dormir no quartel e o máximo que nos era permitido era tirar os pesados e desconfortáveis coturnos, tendo o cuidado de pendurar a metralhadora Fall na cabeceira da cama. Em determinada noite num clima, assim de guerra e de muita ansiedade fomos todos acordados por volta das 4 horas da manhã, com violentas explosões vindas da parte de trás do quartel que foram ouvidas em praticamente toda a cidade de João Pessoa, bem como o barulho da sirene de alarme que ecoava por todos os lados, o que determinava que todos em tempo recorde se dirigissem aos seus respectivos pelotões, para ali pegar a munição e capacetes de aço, pois poderia segundo os oficiais se tratar de um atentado terrorista e que, portanto deveríamos enfrentá-los.

     

    SERVINDO A DITADURA MILITAR II

     

    Depois de muita confusão e medo, chegou-se a conclusão que não existia nenhuma invasão ao quartel e tudo não passara apenas de uma explosão talvez em decorrência do próprio calor que fazia naquela noite e que provocou aquela explosão espontânea, que causou tantos problemas e medo. Serviam comigo hoje dos importantes artistas brasileiro, o cantor e compositor Zé Ramalho, que inclusive para amenizar os plantões ele Ramalho, eu, Adriano e Oliveira, fazíamos sempre umas rodadas de música que eram bem agradáveis e chamava a atenção de todos, inclusive dos oficiais que logo se juntavam a nós, pois Ramalho já agradava e agradava muito desde aquela época. O outro personagem é o hoje consagrado ator brasileiro José Dumont, com filmes e muitas novelas na Rede Globo. Naquela época um fato chamou a atenção, ou seja, pela primeira vez o curso de formação de Cabo iria funcionar com pessoas com segundo grau completo e fomos todos com tal escolaridade lotados na 3º Companhia de Fuzileiros e independente de querer ou não obrigados a fazer tal curso, pois havia de forma escondida o desejo de mais adiante aproveitar parte de tais cabos numa companhia de choque, que iria ser criada ali no Regimento com a finalidade de ir para as ruas enfrentar distúrbios e outros movimentos. O curso seria tão especial que veio da AMAM – Academia Militar de Agulhas Negras, para ser o monitor o rigoroso Capitão Jacques.

     

    SERVINDO A DITADURA MILITAR III

     

    Ao término do curso, os 12 alunos com as melhores notas, foram chamados pelo comando e convidados a incorporar como cabo e permanecer nas na Companhia de Choque do Exército por mais 8 anos. Mesmo numa crise muito grande de emprego, educadamente recusei o convite e praticamente fui escorraçado do Gabinete do capitão Jacques, que não compreendia que num estado pobre como a Paraíba, com carência enorme de vagas de trabalho, eu pudesse recusar uma oferta daquelas. Hoje ao e completar 50 anos do início daquele Movimento ditatorial, tenho conhecimento que mesmo muito jovem, agi conforme a minha consciência me recomendava e ainda bem eu estava certo.

     

    JOÃO PESSOA A 3º CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL. SERÁ MESMO?

     

    Mesmo não gostando do trabalho desenvolvido pelo secretário de Segurança Claudio Lima, é fato que o Ministério da Justiça aponta diminuição dos crimes em nosso estado e, portanto fica difícil acreditar nessa tal ONG mexicana da qual não se tem nenhuma referencia e que cita João Pessoa como a 9ª cidade mais violenta do mundo e a 3ª do Brasil. Difícil acreditar que a nossa capital seja mais violenta do que São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza, sendo que esta última até 30 de março do corrente ano, já atingiu a marca de 1.104 homicídios. Tomara que essa informação negativa, não tenha a ver com o fato de João Pessoa ter sido citada como o quarto mais procurado da America do Sul o que poderia ter gerado inveja e desconforto em outros endereços menos avaliados.

     

    CÁSSIO PODERÁ ESCOLHER PARA VICE NA SUA CHAPA RUY CARNEIRO OU LUCIANO AGRA

     

    O senador Cássio Cunha Lima, que é pré-candidato ao governo do estado, entre outros nomes pensa seriamente no ex-prefeito Luciano Agra e no experiente deputado federal Ruy Carneiro, tucano de alta plumagem, já que é o atual presidente estadual da legenda, seria então uma chapa puro sangue. Apesar do bom nome de Luciano Agra, diferente de Ruy Carneiro ele Agra jamais foi testado nas urnas e seria portanto uma escolha bem arriscada para o cabeça de chapa Cássio Cunha Lima que tem como opositores dois nomes de peso o governador Ricardo Coutinho que busca a reeleição e o peemedebista Veneziano Vital do Rego, que poderá ter a seu favor a aguerrida militância petista. Vamos ter uma campanha muito dura.

     

    O GORDO E O MAGO MISTURADOS E AMARRADOS

     

    Por falar em Ricardo Coutinho o mesmo questionado sobre Rômulo Gouveia e o seu PSD de pronto revelou que ele Rômulo é quem escolhe o que deseja na chapa e arrematou: Não há discussão, não moídos nas três vagas. Estamos juntos, misturados e amarrados’. Vôte.


    A FALA DE WILMAR UCHOA ARAÚJO E O RODÍZIO DE PREFEITOS EM SANTA RITA

     

    Nosso amigo Wilmar Uchoa Araujo é destaque nas redes sociais, pelas suas criticas sempre muito sensatas, mas acima de tudo pela capacidade de brincar um pouco com tudo que de inusitado acontece na nossa política ou seria politicagem? A respeito do entra e sai de prefeito na cidade de Santa Rita, Wilmar cravou nas redes sociais: ‘Ligaram pra Santa Rita e perguntaram quem eram os respectivos plantonistas: Da delegacia de Polícia; Do Hospital....E acredite:DA PREFEITURA!!!!! Parece que a "escala" de serviços nos locais acima é de 24 horas por 48 horas....’Sem comentário Wilmar.

     

    SELEÇÕES ESTRANGEIRAS E O TRATAMENTO VIP

     

    Diferente de nós pobres mortais que quase sempre estamos sofrendo o desconforto e os atrasos nos nossos aeroportos, as delegações estrangeiras depois de acordo da FIFA e das Forças Armadas, a pedido das próprias delegações, os 32 voos fretados vão aterrissar nas bases aéreas militares das cidades sedes e os mesmos receberão tratamento de chefes de estado com escolta e vias liberadas, sem ter o desprazer de passar pelos saguões dos terminais. Enquanto isso nós brasileiros ficamos toc, toc, toc, entenderam?


    MAIS UMA INJUSTIFICADA CIDADANIA PARAIBANA

     

    O presidente da Energiza que vai para outro estado, recebe amanhã na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Paraibano, sem que ao menos tenha esclarecido o 'Caso do fio preto', em que os consumidores estariam sendo lesados por tal empresa e muito menos esclareceu o que aconteceu com a árvore de Natal que desabou no Altiplano o que se tivesse acontecido num outro momento, poderia ter matado e ferido dezenas de pessoas. Desconfio muito da generosidade desses nossos deputados. A propósito, quem foi o ‘bondoso’ autor de tal proposta e quais os deputados que a aprovaram?

     

    Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais


    Voltar