Página inicial


  • O salgado almoço

    23/10/2013

    No mesmo dia do jantar, o plenário do Senado foi palco de uma homenagem ao pai do parlamentar, o ex-senador e ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, falecido em julho de 2012. Parentes, amigos e colegas do senador vieram a Brasília para participar do evento, ocorrendo então farto comes e bebes do Restaurante O Porcão. Existe um ditado que nos ensina que atirar com a pólvora alheia é sempre muito bom. O senador paraibano Cássio Cunha Lima, em que pese às dificuldades que atravessou recentemente, que culminaram inclusive com a sua cassação do governo do estado da Paraíba, parece que não aprendeu a lição e esta semana se tornou noticia negativa na imprensa nacional e nas redes sociais, por conta de um farto e caro banquete que ofereceu para seus amigos no conhecido Restaurante de Brasília \'O Porcão\'.

     

    O SALGADO ALMOÇO DE CÁSSIO CUNHA LIMA II

     

    Até ai nada demais, o fato é que o mimo oferecido aos seus convidados, foi apresentado para ser pago pelo Senado, ou seja, por nós pobres mortais, quando o mesmo deveria ter enfiado a mão no bolso e pago tal gastança sem ofender e chocar o contribuinte já tão sofrido e sugado.À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta. Na política, usa-se para dizer que os governantes, além de serem honestos, precisam agir como tal. Ouvido a respeito dos fatos o senador candidamente se explicou, dizendo que é a primeira vez que utiliza a verba indenizatória para tais despesas. Pois é, mas sempre tem a primeira vez para tudo.

     

    CÍCERO INSISTE COM A CANDIDATURA DE CÁSSIO

     

    Por falar em Cássio, durante a apresentação do Shopping Mangabeira, o senador Cícero Lucena que vem brigando muito pela candidatura do seu colega tucano para 2014, revelou que a candidatura do mesmo é real, dizendo: “não há a menor chance do PSDB não ter candidato a governador nas eleições do próximo ano e o nosso candidato é o senador Cássio Cunha Lima, quer o governador (Ricardo Coutinho) queira ou não”. Para acabar com tal novela, Cícero que já foi prefeito e também governador e que deseja tanto um palanque para receber o tucano Aécio Neves, bem que poderia então se lançar candidato ao governo do estado.  Que tal?

     

    PREFEITA WILMA VETA MÉDICO AMIGO DE MARANHÃO

     

    Na sua prestigiada coluna Luiz Torres faz uma revelação surpreendente de que um filho de Araruna, Dr. Bosco, amigo do ex-governador José Maranhão, resolveu se inscrever no programa Mais Médicos e pretendia atuar exatamente em Araruna. O problema é que Dr. Bosco foi vetado pela prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, irmã do ex-governador e mãe de Benjamin, que deixou o PMDB por não suportar ter o tio disputando o seu mandato de deputado federal. Dizem que Wilma simplesmente recusou incluir o amigo de Maranhão na lista dos médicos da prefeitura. Revelando o quanto está crônico o racha na família que governou a Paraíba por dez anos. Pois é, a família antes tão unida e agora bem desagregada, tudo em razão da busca do poder que inebria e tira o sono de muita gente que na sabe viver sem ele.

     

     A FALA DE INALDO LEITÃO - NÃO AO VOTO SECRETO NO CONGRESSO
     

    O atual secretário municipal de Ação Governamental, em Brasília o sempre equilibrado e antenado Inaldo Leitão, que foi fiel escudeiro do grande e saudoso Antonio Mariz, com quem aprendeu muito, sempre posta suas opiniões nas redes sociais sobre os mais diversos assuntos, principalmente sobre política que domina como ninguém. Inaldo Leitão fala sobre o voto secreto a partir deste ponto: ‘Certas discussões no Brasil afrontam o senso comum. É o caso do debate sobre se o voto dos congressistas deve ou não ser secreto, dependendo da matéria. A resposta está no parágrafo único do art. 1º da Constituição de 1988: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente...” Mais claro, impossível! Como exercer o poder em nome do povo, se o povo não sabe como esse poder foi exercido? Como deputado federal, nunca votei secretamente, ou às escondidas, sobre qualquer matéria. A propósito, mesmo ameaçado de morte, votei abertamente pela cassação do deputado Hildebrando Paschoal (era relator do processo) e de outros parlamentares - contra ou a favor. Mas sempre aberto, nunca secreto. Usando a tribuna, de viva voz’.

     

     O SUMIÇO DO BUSTO DE AUGUSTO DOS ANJOS

     

    Escreve Palmari Lucena para demonstrar a sua indignação com o descaso com o poeta paraibano Augusto dos Anjos. Revela Palmari que a Passagem ligando a Duque de Caxias a Praça 1817, no centro da cidade, que tem o nome de Galeria Augusto dos Anjos se encontra em péssimo estado de conservação e manutenção. O busto de pedra calcária e a placa comemorativa removidos do pedestal há mais de um ano, supostamente para restauração, não foram devolvidas até hoje. Infelizmente, sem qualquer explicação ou ação por parte das autoridades. Conclui Palmari: “O descaso com a justa homenagem ao nosso poeta, é indicativo da maneira irresponsável e descabida que o governo e a sociedade civil tratam nossa herança cultural e memória histórica. E assim seguimos sem afago, apenas apedrejando o EU do poeta...’ Pois é Palmari, dizem pelai, que o busto e a placa foram retirado na gestão de Luciano Agra e como não foram pago,s o restaurador se recusa a devolver o que é público. Realmente uma vergonha.

     

    DOIS VEREADORES TIRAM LICENÇA NA CÂMARA D CAPITAL

     

    Um problema de saúde afastou o vereador de João Pessoa, Marcos Vinicius (PSDB) de suas atividades na Câmara de Vereadores. O pedido de afastamento foi lido na manhã desta terça-feira (22) pelo primeiro secretário da Casa, Benilton Lucena durante a sessão. De acordo com o documento, Marcos Vinicius estará ausente da Câmara por um período de 30 dias. Outro que se afastou foi o vereador de João Pessoa Santino (PT do B) por causa de tratamento de saúde. O parlamentar foi submetido a uma cirurgia às pressas de vesícula no domingo (13).Por causada intervenção cirúrgica que passou Santino, tirou licença da Casa de Napoleão Laureano por um período de 15 dias.Ainda bem que esses dois nãop solicitou aqueles famosos 121 dias de licença que serve para que o suplente assuma o mandato com sérios prejuízos para os cofres públicos, já que ambos ficam recebendo o gordo salário de parlamentar. A propósito, atualmente nessas condições existem quatro deputados licenciados e o vereador Djanilson da Fonseca, o popular Faca Cega.

     

    O DEPUTADO E A REAÇÃO DOS DELEGADOS

     

    O deputado João Henrique que inclusive já foi delegado de polícia resolveu sem pensar, meter a boca no delegado Yuri Givago, numa entrevista numa Rádio em Serra Branca. A fala do parlamentar não vai ficar barata, pois de bate pronto a Associação dos delegados da Paraíba reagiu e já ameaça processar o falante deputado. João Henrique precisa aprender que os tempos são outros, ou seja, bem diferente de antigamente quando qualquer chefinho político falava grosso e no dia seguinte já removia o delegado da cidade onde o mesmo trabalhava.

     

    A FALA DE VIRGOLINO ALENCAR AO VER A FOTO NA ÚLIMA CAMPANHA DE LULA, HADDAD E PAULO MALUF

     

    Ao ver postada nas redes sociais a famosa foto de Lula e o então candidato a Prefeitura de São Paulo, Fernando Hadad, abraçados com Paulo Maluf, o sempre preocupado e ligado Virgolino Alencar não se conteve e escreveu: ‘Quando o cidadão, na vetusta idade, renuncia aos seus princípios arduamente defendidos e sem cerimônia une-se ao que antes demonizara para manter seus interesses, nessa altura da vida, inconfessáveis, se não cair no descrédito, quem fica desacreditada é a nação que acolhe tamanha sandice. A imagem é politicamente obscena”. Virgolino é dos colaboradores do blogdopedromairnho.com e seus escritos são sempre disputados pelos leitores.

     

    O INTOLERÁVEL ABUSO DOS SEM TERRA

     

    Por falar em polícia a invasão dos chamados Sem Terra ao Centro Administrativo inclusive com a retenção obrigatória dos servidores constituindo assim o crime de cárcere privado, utilizando inclusive coquetéis molotov para amendrotação.  Até quando em nome da democracia, vamos ter que tolerar crimes e intoleráveis abusos dessa gente? A grandeza de um país depende acima de tudo do cumprimento da legislação e nada absolutamente nada, justifica a baderna, a depredação do patrimônio público e o cometimento diário de vários crimes, seja invadindo prédios públicos, seja parando o trânsito nas rodovias ou mesmo seqüestrando – embora por poucas horas – um grupo de servidores impedidos de circularem livremente, conforme determina a nossa Carta Magna.Em tempo: O Governo do Estado poderá responsabilizar judicialmente o Movimento dos Sem Terra (MST) e os parlamentares que apoiaram o movimento nesta segunda-feira (21) que invadiram o Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa, por cárcere privado e pelo clima de terror instalado entre os servidores do Estado.

     

    COUTO VAI PROCESSAR CALUNIADOR

     

    O deputado Luiz Couto em discurso na tribuna da Câmara Federal e também em contato com a nossa imprensa, revelou que acionou a sua assessoria jurídica e vai processar o ex-policial Luiz Quintino de Almeida Neto, que sem apresentar provas o acusou de assédio sexual.  Disse Luiz Couto, que certas pessoas há tempo tentam matá-lo e na impossibilidade de fazê-lo já que anda sempre acompanhado com policiais federais que fazem a sua guarda, querem matá-lo moralmente, mas não irão conseguir, pois vai desmoralizar o acusador na Justiça.

     

      A FESTA DE TIÃO LUCENA

     

    Ontem à noite na sede da TV-Master o jornalista Tião Lucena recebeu os amigos e admiradores para o lançamento do seu livro a Guerra de Princesa, que foi apresentado pelo jornalista Alex Filho. O evento em plena segunda-feira reuniu grande números de pessoas comprovando assim o prestigio do dublê de jornalista e procurador do estado Tião. Dentre outros estiveram ali o prefeito Luciano Cartaxo, o ex-prefeito e historiador Marcos Odilon o chefe de Gabinete do Governador Lúcio Flávio, Professor e escritor Itapuan Botto Targino, ex-deputado e escritor Eilzo Matos, que acaba de lançar também um livro sobre o movimento de Princesa Isabel, ex-deputado e escritor Ramalho Leite, Vavá da Luz, secretário de Turismo de Ingá, Advogado Roberto Costa de Luna Freire, Jornalista Edmilson Lucena, irmão de Tião, Jornalista Chico Pinto, jornalista Padre Albeni, Abelardo Jurema Filho, O ex-deputado Aluísio Pereira filho do Coronel José Pereira, o líder da Guerra de Princesa. Com o lançamento deste seu mais novo trabalho, Tião Lucena dar mais uma prova do seu talento como jornalista e pesquisador, deixando o seu nome definitivamente nos anais da nossa história e da nossa cultura.

     

    RUY CARNEIRO PEDE PAGAMENTO DOS AGENTES DE TRÂNSITO

     

    Co-autor da Lei Seca, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), pediu ao governo da Paraíba o pagamento da Gratificação de Atividades Especiais (GAE) para os agentes de trânsito do Detran que realizam a operação Lei Seca. O parlamentar foi procurado por um grupo de concursados - recém-nomeados - que estão recebendo o salário de apenas R$ 898 reais. -Trabalhamos muito para conseguir atualizar a legislação que pune com rigor o motorista que dirige embriagado, no entanto os profissionais que realizam as abordagens precisam ser valorizados, treinados e reconhecidos. Do contrário teremos uma legislação morta, disse Ruy Carneiro. O parlamentar recebeu dezenas de mensagens dos agentes do Detran na sua página do Facebook. "Estarei me reunindo com os agentes até o final da semana para receber novos elementos.

     

    DANIELLA PODE SUBSTITUIR AGUINALDO RIBEIRO

     

    Com o nome do irmão, o ministro Aguinaldo Ribeiro, sendo cotado para ser candidato ao governo do estado, a deputada Daniella Ribeiro (PP) disse que seria “o caminho natural” sua candidatura a deputada federal, caso Aguinaldo seja indicado pelo blocão. Na disputa de 2014, a deputada seria a substituta de Aguinaldo na disputa pela vaga de deputado federal. Aguinaldo tem tido o nome especulado pela imprensa nacional como o candidato de Dilma Rousseff na Paraíba. Ele teria sido escolhido pela presidente para pavimentar a campanha de reeleição dela no estado. Vamos aguardar, pois muita gente não acredita que mesmo o cavalo passando selado, com o apoio de Dilma e Lula o atual ministro tenha coragem para tanto.

     

    PENSAMENTO

     

    ALTERNATIVA - Nos momentos de perigo é fundamental manter a presença de espírito, embora o ideal seja conseguir a ausência do corpo.Millor Fernandes

     

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais


    Voltar