Página inicial


  • Com bolsa, mas sem voto

    04/06/2013

    "Quem recebe bolsa não deve votar", propõe a campanha pela "suspensão do título de eleitor de beneficiários de programas sociais do governo". A proposta pretende dar fim ao "voto de cabresto" e garantir "eleições justas" em 2014. Como já virou tradição na internet brasileira, a questão já foi parar em petição pública simbólica, de apenas 100 apoiadores, no Avaaz.org. O problema é que se, por um lado, a medida impediria que um programa como o Bolsa Família fosse usado eleitoralmente, por outro ela devolveria o País a 1824, quando foi instituído o Sufrágio Censitário, que impedia pobre de votar. Na página do Facebook, a proposta recebeu apoio. "O povão tem que entender que se aplicada essa ideia quem estiver no poder terá que manter esses auxílios para que os que estiverem na oposição não os usem como promessa de campanha", escreveu um internauta.

     

    MAIS CIDADES MAIS DESPESAS

     

    Volta a tona o projeto que irá permitir o surgimento de novos municípios no Brasil. Ora, nem precisa dizer que se trata de um verdadeiro acinte com o povo brasileiro, que no final irá pagar tal conta, pois serão criados milhares de cargos , ou seja, prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores e quadros efetivos de servidores, sem falar na construção de toda infraestrutura como prédios para tais prefeituras, câmaras municipais e prédios para acomodarem as inúmeras secretarias e outros órgãos. Trata-se de uma verdadeira insensatez, que vem exatamente na contramão, num momento em que é preciso cortar gastos para evitar a inflação que ronda nossas portas, sem falar que as nossas cidades só iriam beneficiar políticos desempregados e ávidos por cargos e otras cositas más, jamais ao povo.

     

    VIADUTO MAJOR CIRAULO

     

    Apesar de ser uma homenagem já antiga só agora quem trafega pelo Viaduto da cidade de Bayeux, verifica que foi dado ao mesmo o nome de Major Ciraulo. Otacílio Ciraulo, mais conhecido como Major Ciraulo, foi revolucionário dos anos 30, carnavalesco, poeta e militar. Viveu na região onde se localiza o viaduto. Como revolucionário, declarou seu apoio à Revolução de 30 em um ato de coragem ostentando em pleno Rio de Janeiro a bandeira do Estado da Paraíba. Sua lealdade, civismo e coragem durante a Revolução lhe garantiram a condecoração ao posto de 2º tenente, por ter cumprido de modo correto e digno o seu dever.O Major era, além de tudo, um boêmio e deixou fluir o seu lado cultural, brindando os paraibanos ao fundar o bloco carnavalesco ETL e F, que tinha como meta principal criticar a Empresa Tração Luz e Força, que era detentora da concessão do Serviço Público que fornecia energia elétrica e transporte com bondes puxados a burro. Esse bloco foi de tamanha importância para a Paraíba que, até hoje, 77 anos após sua fundação, podem ser vistas no frontispício da garagem dos bondes em Tambiá as iniciais ETLF, que correspondem ao bloco.

     

    O ALARGAMENTO DA EPITÁCIO PESSOA

     

    Depois de alargar a Avenida Epitácio Pessoa, diminuindo o tamanho dos canteiros no trecho já próximo a Praia de Tambaú, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, determinou que a partir de ontem um novo trecho seja alargado aumentando assim a pista de rolamento, possibilitando assim maior fluidez dos veículos. É preciso não se esquecer de fazer o mesmo na Avenida José Américo de Almeida, cujos canteiros são bastante largos, bem como a sua calçada do lado direito sentido centro/praia, que também pode ser diminuída.

     

    O MP E A POLUIÇÃO VISUAL

     

    O Ministério Público finalmente resolveu intervir na grave questão da polução visual de nossa capital, pois mesmo existindo uma lei que regulamenta o assunto, absolutamente ninguém respeita a mesma, considerando que os órgãos da Prefeitura responsáveis pela fiscalização fazem vista grossa. Dias desses, um caminhão da Prefeitura trafegando pela Avenida Epitácio Pessoa, arrancava faixas e placas, mas ficou apenas por ali, como se tal poluição não existisse nas demais vias da cidade. Vamos ver se agora vai mesmo ou será apenas fogo de monturo do MP.

     

    MP VAI INVESTIGAR ANISTIA AOS CARTÓRIOS

     

    Por falar no MP o seu procurador geral Osvaldo Trigueiro, resolveu investigar a anistia que o prefeito Luciano Cartaxo deu a parte das dividas dos donos dos cartórios. A proposito de tanta bondade do nosso alcaide, o jornalista Luiz Torres não deixa por menos e informa que o mesmo se tornou alvo da imprensa nacional, Luiz Torres a partir deste ponto: ‘O prefeito Luciano Cartaxo (PT) conseguiu, em menos de seis meses de gestão, parar na imprensa nacional. Não do jeito que queria, obviamente. Na edição nº 784, de 3 de junho de 2013, da Revista Época, a viagem que o prefeito petista fez a Salvador em avião de empresários paraibanos foi destaque da coluna de Felipe Patury. Sob o título "Cartaxo capota", o colunista conta aquilo que já havíamos registrado no blog e fecha dizendo que a lei proíbe servidores públicos de aceitar "esse tipo de carona".

     

    AS PROMESSAS DE CARTAXO NA TV-MASTER

     

    Falando em Luciano Cartaxo, o mesmo em entrevista na TV Master declarou que pretende restaurar os casarões da Praça Antenor Navarro, bem como corrigir as calçadas dali para que as mesmas tenha boa acessibilidade para as pessoas. Revelou ainda, o que solitariamente sempre cobrei neste espaço desde a gestão de Ricardo Coutinho, a construção no Porto do Capim, de uma área para eventos, que irá comportar 30 mil pessoas e que servirá para acomodar, shows, desfile de escolas de samba, desfile de 7 de setembro e até as festas das Neves, que sairia das ruas do centro. O local se presta perfeitamente para tais eventos, pois além de não trazer nenhum transtorno para o trânsito da capital, conta com toda infraestrutura de transporte, ou seja, Estação de trem, Integração e Estação Rodoviária.

     

    A MELHOR IDADE E A HIPOCRISIA

     

    Aqui mesmo neste espaço dias desses tratei sobre a indigesta denominação que acunharam nos idosos, chamando aqueles maiores de 60 anos de ‘Melhor idade’ nada mais improprio e hipócrita, pois é exatamente com a velhice que o sujeito passa a sofrer as mais variadas doenças e se ver obrigado a tomar dezenas de remédios diários. Pois bem, estes dias caiu-me nas mãos, um artigo da competente articulista Lya Luft que escreve na Revista Veja e que pensa exatamente a mesma coisa e não aceita tais rótulos, inclusive aquele outro chamado “Terceira idade’ dizendo ela que seria o caso então de se criar a quarta e quinta idade, já que as pessoas hoje podem viver até 80 e até 90 anos. Escreve ela que a idade traz limitações físicas, menos elasticidade e em alguns casos menos lucidez. E ao final a mesma fuzila: O pior é que a velha senhora morte começa a nos rondar. Por favor ninguém utilize tais rótulos com este aprendiz de digitador.

     

    10 MORTES NO FIM DE SEMANA NA CAPITAL

     

    Fica cada diz mais difícil o secretário da Segurança Claudio Lima, justificar junto ao governador Ricardo Coutinho e a população, a redução dos crimes na sua gestão, considerando os fins de semana bem sangrentos na capital e em todo estado, com mortes e ataques a bancos com os bandidos sempre muito armados, comprovando que não existe ações de desarmamento, com a prometida Operação Manzuá Móvel que tinha como objetivo atacar em diferentes pontos da capital e do estado, inclusive nas estradas. Se não desarmar os marginais, vão continuar ocorrendo 10 mortes a cada final de semana, como aconteceu no último sábado e domingo.

     

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais
     


    Voltar