Página inicial


  • Os ricos da Paraíba

    01/06/2013

    Nas redes sociais, encontrei tema abordado pela sempre antenada jornalista Marcela Sitônio a respeito de certas riquezas que surgem na nossa pobre Paraíba, sem que se saiba a verdadeira origem das mesmas e se são realmente licitas. Marcela a partir deste ponto: “O presidente do Sindicato dos Auditores do TCE-PB, Marcos Antônio, fez uma intervenção durante o 3º Workfocco que merece, no mínimo, atenção. Depois telefonei para o sindicalista confirmar, eu podia ter interpretado mal, sei lá! Ele disse que são desviados 80 bilhões por ano no Brasil, através da corrupção e que, desse total, apenas 1.2% é recuperado. Disse ainda que os auditores do TCE_PB estão observando nos últimos cinco anos, "sinais de riqueza exterior de forma muito rápida no ramo imobiliário paraibano, com a venda de imóveis de alto padrão, no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão, sendo vendidos quase todos na planta. Ainda falou da preocupação dos auditores com a instalação de revendas de automóveis importados na PB, sem que haja uma demanda de mercado justificável. "Nós reconhecemos que houve uma melhor distribuição de renda no Brasil, mas a PB não foi tão contemplada assim", disse Marcos”. Pois é, faz todo sentido do mundo.

    PROCURADOR DIZ QUE VAI APURAR PERDÃO DA PREFEITURA AOS CARTÓRIOS


    Por falar em riqueza, quase duas semanas do perdão das dividas em 30% que o prefeito Luciano Cartaxo concedeu aos abastados donos de cartório, o Procurador Geral de Justiça Osvaldo Trigueiro, declarou em entrevista ao programa de Alex Filho, na TV Master, que vai apurar tal perdão, pois não ver razão para tal medida. Na visão de Trigueiro, o mesmo não observa um argumento cabível sequer que sugerisse o perdão aos cartórios e, conseqüentemente, a renúncia de receita pública. O procurador geral de Justiça foi mais além. Disse que o Ministério Público está “levantando informações” sobre o ato. Tomara que não seja igual aquela apuração da listagem dos fantasmas do governo maranhão, cujos nomes o mesmo prometeu divulgar em poucos e passado quase três anos ninguém sabe ninguém viu.


    DUNGA QUE ‘MELAR’ CANDIDATURA DE WILSON SANTIAGO AO SENADO


    Wilson Santiago deixou o PMDB pensando que numa legenda menor garantiria a sua indicação como candidato ao Senado em 2014, ingressando assim no PTB e já arrebatando de cara a presidência da legenda na PB. Ledo engano do mesmo, pois se depender do deputado estadual Carlos Marques Dunga (PTB), a vida do ex-senador Wilson Santiago, não será exatamente um "mar de rosas" em 2014, ano eleitoral, conforme revelou o deputado estadual Carlos Dunga ao telejornal Bom Dia Paraíba, das TVs Cabo Branco e Paraíba, sua participação na discussão de formação de chapa majoritária em 2014 não se limitará a ser mero coadjuvante: “Se o partido for reivindicar uma vaga numa chapa majoritária, em 2014, o indicado deve ser eu”. Pelo visto Dunga pretende colocar água no chope de Santiago.

    NONATO BANDEIRA PREOCUPADO COM OS PEDESTRES


    Quem anda pela cidade de João pessoa e qualquer calçada sabe da enorme dificuldade de se caminhar, exatamente por falta de padronização do passeio público. Na Avenida Epitácio Pessoa a mais importante artéria da cidade, transitar ali é praticamente impossível, bem como na Argemiro de Figueiredo onde os donos dos imóveis, cercaram as calçadas com arames e até com arvores espinhosas para assim afugentar os pedestres. O fato é que hoje é mais fácil caminhar nas crateras lunares do que na cidade de João Pessoa. Agora chega a noticia de que o vice-prefeito Nonato Bandeira tomou para si a solução do problema e vai tentar finalmente dar um passeio digno a cidade. Aleluia.

    LEI DÁ MAIS PODERES AOS DELEGADOS


    O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que regulamenta as atribuições desses profissionais, dando mais autonomia para que eles conduzam as investigações criminais. O projeto, que sofre oposição do Ministério Público (MP), segue agora para sanção presidencial. O texto diz que "o delegado de polícia conduzirá a investigação criminal de acordo com seu livre convencimento técnico-jurídico, com isenção e imparcialidade”. O texto também determina que dever ser dispensado ao delegado "o mesmo tratamento dos magistrados, membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e advogados". Na avaliação de alguns parlamentares, isso poderia levar a regalias jurídicas e salariais aos delegados. Para resolver o problema, o relator do projeto, o senador Humberto Costa (PT-PE), acatou uma emenda que introduziu a expressão "tratamento protocolar". Ou seja, a partir de agora, os delegados também deverão ser chamados de Vossa Excelência, mas nada, além disso. Ao invés do tratamento de excelência, penso que seria melhor dinheiro.


    A VOLTA DA MANZUÁ


    O competente deputado Ranieri Paulino desavisadamente deseja o retorno da Operação Manzuá. Ora, tal operação cumpriu a exaustação a sua finalidade desde que foi criada no governo de Tarcísio Burity e na verdade já foi extinta tardiamente, pois ocupava centenas de homens e não atendia absolutamente nada, exatamente conta do surgimento de rotas alternativas que eram utilizadas pelos bandidos. O problema é que o secretário da Segurança Claudio Lima, ao extinguir a Operação Manzuá, prometeu que a mesma voltaria com novo modelo, ou seja, ao invés de ser estática as barreiras seriam formadas em locais e dias alternados, aumentando assim a apreensão de pessoas procuradas, armas e drogas. O problema é que tudo ficou na promessa e não se sabe que fim foi dado às centenas de homens da extinta operação e aos seus equipamentos.


    A FRAGILIDADE DE NOSSA SEGURANÇA


    Por falar em Secretaria de Segurança Pública, fica difícil entender as estatísticas que o titular da Pasta Claudio Lima mostra ao governador, jurando de pés juntos que na sua gestão a criminalidade tem sido reduzida em nosso estado. Só para se ter uma ideia, ontem o conceituado jornalista brasileiro Josias Souza, mostrou vídeo no seu blog demonstrando que em nosso estado ocorre um ataque a banco a cada dois dias e o exemplo do que aconteceu na cidade de Princesa Isabel, demonstra bem essa fragilidade e verdadeiro calcanhar de Aquiles da gestão de Ricardo Coutinho. Em tempo: Aqui mesmo na mossa capital em apenas 24 horas, ocorreram quatro assaltos a bancos o que comprova que existe muita gente armada por ai e que portanto falta fiscalização. Quem sabe a Manzuá móvel resolveria.


    RAMALHO LEITE E O PINTO


    O sempre muito espirituoso Ramalho Leite que tenho a honra de contar como colaborador do meu blog ao divulgar nas redes sociais o próximo evento com a participação do nosso popular e reconhecido cantor e compositor Pinto do Acordeon, trata assim: “Pinto do Acordeon que está na programação do São João de Bananeiras, Melhor Pé de Serra do Mundo está ali, se apresenta nesta sexta-feira no Programa do JÔ, da Rede Globo de Televisão. Quem só dormia com o Jô, hoje vai dormir com o Pinto também. Vôte Ramalho Leite.


    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais
     


    Voltar