Página inicial


  • A bomba de Gilvan

    03/04/2013

    Segundo o articulista Gilvan Freire, chegou ao Judiciário em forma de Ação Civil Pública de Responsabilização Por Ato de Improbidade Administrativa, um tipo de ação em que a sociedade, representada pelo MP, provoca o Poder Judiciário em defesa de bens e interesses públicos, buscando a reparação pelos danos causados, a condenação, multas graves, e a indisponibilidade dos bens dos meliantes. Segundo a ação, subscrita pelos promotores Rodrigo Silva Pires de Sá e Adrio Nobre Leite, os então Secretários Gilberto Carneiro da Gama e Roseane Maria Meira ‘integravam o nível mais alto da organização, já que ordenavam as despesas, com destaque para atuação do ex-Secretário de Administração de João Pessoa (Gilberto Carneiro) que, participou direta e indiretamente, de todas as despesas irregulares, vez que todos os contratos foram produzidos no âmbito daquela pasta. Ao todo, 13 pessoas e 2 empresas estão apontados na responsabilização por improbidades. Segundo Gilvan tais pessoas são fichinhas, pois existe muito mais podridão que virá a tona nos próximos dias. Pois é, devemos ficar atentos e comprovada tais denúncias, exigir cadeia para todos, sem falar na devolução de tudo que foi surrupiado, pois é sempre como bom recordar – Bertold Brecht, que ensinava: ‘Os malfeitores da vida publica querem que os bons continuem se omitindo”.Nós não vamos nos omitir.

    QUAL O ESTADO BRASILEIRO PRODUTOR DE PETRÓLEO?

    Nunca vi nada tão mal apropriado como a denominação: ‘estados produtores de petróleo’. Ora, ora, ora, o petróleo esta ai no subsolo há milhões de anos e, portanto não foi produzido por absolutamente ninguém.Como determina a própria Constituição Federal os minerais existentes no nosso território são bens da União, não existindo portanto, qualquer dúvida o petróleo é de todos os brasileiros. A bem da verdade é preciso que se faça justiça ao ex-presidente da Câmara Federal o gaucho Ibsen Pinheiro, que foi quem primeiro levantou tal questão. Com relação a chiadeira dos estados do Rio De Janeiro, Espírito Santo e São Paulo é natural, pois ficaram mal acostumados com o bolo inteiro e agora se recusam a dividi-lo, como deveria ser desde sempre.

    PREFEITURA DA CAPITAL ATENDE PEDIDOS

    Aqui mesmo neste espaço, cobrei que o Ponto de Cem Réis estava muito feio com várias tampas faltando nas caixas de esgoto e um das caixas entupidas com grande fedentina, correndo a água sobre o piso. Técnicos foram ao local e colocaram novas tampas e corrigiram o entupimento do esgoto, voltando tudo a normalidade. Também em Manaira tratei sobre um banco de ponto de ônibus, cujo pé de apoio era um pedaço da pedra do meio-fio e aquela cena com certeza era terrível para a nossa cidade. Não consertaram o banco, mas pelo menos sumiram com ele, restando no local apenas a pedra e a cobertura onde se abriga os passageiros.

    O QUE FALTOU NO PLANO DE METAS DE CARTAXO

    Por falar em Prefeitura, a imprensa divulgou o Plano de Metas do prefeito Luciano Cartaxo, registrando oficialmente promessas feitas durante a campanha. Na sua proposta, porém não existe nada sobre intervenção na barreira do Cabo Branco, o Parque Linear Parahyba nos Canais do Bessa, a via litorânea até o Iate Clube, Intervenção na Fazenda Cuiá, transformando a mesma numa área de lazer, restauração de nossas praças a começar pela destruída Praça João Pessoa. O mais grave de tudo, é que nada foi dito sobre uma de suas grandes promessas de campanha, homens preparados da Guarda Municipal auxiliando na segurança pública, pois apenas criar uma Secretaria de Segurança não resolve e fica parecendo apenas um cabide de emprego.

    PRAÇA MAESTRO JOAQUIM PEREIRA NA ESCURIDÃO

    Um amigo da coluna entra em contato para que o setor de iluminação da Seinfra, troque as luminárias dos dois únicos postes existentes na Praça Maestro Joaquim Pereira, vizinha ao 3º Distrito Policial na Epitácio Pessoa. O reclamante alega que as pessoas descem do ônibus ali, principalmente estudantes que residem no Conjunto Pedro Gondim e enfrentam enorme escuridão naquele local, podendo por conseguinte serem vitimas de criminosos.

    MAJOR FÁBIO QUER SER GOVERNADOR

    O major Fabio que atualmente é deputado federal, sabendo que não terá legenda no seu partido o DEM, ameaça deixar a legenda, pois deseja ser candidato a governador do Estado e apoiar a candidata Marina Silva à presidência. O major deve se lembrar que o próprio DEM não perdoou Walter Brito Neto, que foi o único deputado federal brasileiro a perder o mandato por infidelidade partidária.Quem se encontra num pé e outro para assumir tal mandato é o primeiro suplente da coligação, Quinto de Santa Rita.

    A HOMENAGEM A PALMARI LUCENA

    O amigo Palmari Lucena nos escreve e eufórico comunica que foi agraciado numa antologia com sete trabalhos seus. Palmari a partir deste ponto: “Recebemos hoje o livro Palavra é Arte, uma antologia reunindo trabalhos de vários escritores brasileiros, incluindo sete das minhas crônicas. O livro é dedicado a minha pessoa. Estou muito feliz e honrado com a homenagem. O livro será distribuído em escolas particulares e as secretarias municipais de educação das cidades do interior do Brasil. Estas possuem verbas do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Este é um programa do governo federal e boa parte de seu orçamento é destinada exclusivamente à aquisição de obras desta natureza”. Parabéns para Palmari.

    A FALA DE LOURDINHA LUNA

    A propósito do encontro dos governadores com a Presidente Dilma Roussef, a sempre antenada colabora Lourdinha Luna nos escreve: “Pedro, bom dia: Ricardo Coutinho faz bem de, em pessoa, pedir socorro para a Paraíba. Dilma fará melhor se atendê-lo com rapidez, porque meio dia sem comer já é jejum... O povo sofre e os animais morrem à míngua, de alimento e água. O Estado tem sofrido muito com a seca, que se auspicia de dois anos. A presidente não faz nenhum favor em dispensar ajudar a um Estado da Federação Brasileira. Quanto ela já não enviou (de presente) para países da America do Sul... A transposição hídrica do São Francisco encontra-se na situação presente, por desleixo do Executivo e do Legislativo paraibanos, que descuidaram do projeto que era para ter sido entregue em dezembro de 2012. Neste ano (2013), em face, dos enormes prejuízos se arregimentaram em busca do tempo perdido. Mesmo que consigam alguma coisa será tarde, porque o dano é irreparável. Atente-se que a região igualmente carente de água de beber, o Curimatau ficou de fora do programa. Li numa nota de jornal que o governador iria tentar a inclusão da zona deslocada do benefício, para o projeto originário. Permita Deus que ele consiga. E aguarde a coroa que Santo Ambrósio (bispo de Roma) prometeu a quem trabalhasse pelo povo. Afetuosamente Lourdinha.”

    A FALTA DE IMPORTÃNCIA DO TÍTULO DE CIDADÃO PARAIBANO

    Há muito se comenta a falta de importância dos títulos que são distribuídos iguais bananas pela nossa Assembleia Legislativa. Para confirmar tal premissa a deputada Olenka Maranhão, na falta de algo melhor para fazer, propôs e foi aprovado um título de cidadão paraibano ao vice-presidente da Republica e peemedebista Michel Temer. Se alguém souber de algo interessante que tal político por ventura tenha feito por nosso estado, favor corrigir este ignaro digitador.

    CNJ DETERMINA CONCURSO PARA OS CARTÓRIOS

    Não se sabe as razões pelas quais os tribunais não realizam o indispensável concurso público para preenchimento de vagas de titular de cartórios extrajudiciais, que são verdadeiras minas de ouro. O fato é que diante da inércia dos tribunais, o corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Francisco Falcão, deu prazo de três meses para que o Tribunal de Justiça da Paraíba e de 14 outros tribunais prepararem editais para realização de concurso público para o preenchimento de vagas de titular de cartórios extrajudiciais. O conselho tenta, desde 2009, fazer os tribunais cumprirem a regra prevista na Constituição Federal de 1988 de que o titular de cartório deve ser aprovado em concurso público. Estima-se que mais de 2 mil cartórios sejam administrados por pessoas não concursadas. O CNJ afirma que os presidentes dos tribunais que não realizarem concurso poderão sofrer processos disciplinares. Há mais de dois anos o CNJ determinou que o Tribunal de Justiça da Paraíba retirasse das fachadas dos prédios do Judiciário os nomes de autoridades vivas e o nosso Tribunal de Justiça de forma desafiadora jamais cumpriu tal exigência. Será que vai acontecer o mesmo com os cartórios?

    A VIOLÊNCIA E O GRANDE NÚMERO DE ARMAS

    Da quinta-feira da Semana Santa até o início desta semana 26 mortes apenas na grande João Pessoa, incluindo uma jovem grávida que esperava uma condução em plena luz do dia. O alto número vem demonstrar apenas que essas estatísticas maquiadas que o secretário Claudio Lima, apresenta ao governador e a nós pobres mortais, são totalmente inverossímeis e comprovam que a violência e a desordem estão nas ruas, com muita gente armada, fato que revela que não existe uma política de desarmamento no estado, pois todo bandidinho pé de chinelo porta hoje uma arma sem que seja incomodado pelas polícias, tanto que estatísticas realizadas por organismo nacionais sérios, dizem que a nossa capital é a segunda do Brasil em número de armas.

    A VIOLÊNCIA E O GRANDE NÚMERO DE ARMAS II

    Com a desativação da Operação Manzuá que este aprendiz de digitador muitas vezes sugeriu, pois a mesma com o passar dos anos, já estava totalmente exaurida, foi prometido que com aquele efetivo seria criado a Manzuá Móvel com várias equipes, o que seria realmente maravilhoso e o resultado com certeza espetacular, pois além de grandes apreensões de armas se apreenderia também muitas drogas, que passam em nossas desprotegidas estradas e fronteiras. Não se sabe porque tudo não saiu do papel e agora o secretário Claudio Lima, inexplicavelmente já fala em recriar a Manzuá nos moldes antigos. Certamente o secretário não combinou com a população, pois tal modelo pode ser um achado para outras pessoas ou grupos, jamais para nós vítimas da violência diária.

    PENSAMENTO

    ‘O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde’.
    Millôr Fernandes

    Esta coluna é publicada em seis portais e no http:/www.blogdopedromarinho.com
     


    Voltar